Após meses de consecutivas quedas nas vendas no varejo por causa da pandemia, o comércio aguarda ansiosamente pela Black Friday. De acordo com a pesquisa da Superdigital – fintech do Grupo Santander com foco em inclusão financeira – a data deverá apresentar melhor resultado este ano do que em 2019, pelo menos entre os consumidores das classes C e D.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de novembro com 1.339 pessoas de todas as regiões do Brasil e revelou que 82% dos consumidores das duas classes pretendem aproveitar as promoções da Black Friday. O número é 14 pontos maior que o registrado no ano passado.
Valores e canais de compra
Em relação aos valores que estão dispostos a gastar, 38% dos participantes disseram R$ 1 mil, 29% disseram que entre R$ 500 e R$ 1 mil e 22% apontaram entre R$ 200 e R$ 500. Os outros 11% dos entrevistados responderam que devem limitar os gastos a R$ 200.
O levantamento da Superdigital mostrou que as compras pela internet cada vez se destacam mais – 49% dos entrevistados pretendem comprar online, enquanto 51% preferem ir às lojas físicas. Os brasileiros das classes C e D pretendem realizar as compras no cartão de crédito (35%), 33% farão compras parceladas, 29% à vista e 3% no cartão pré-pago.
Outro dado interessante é que 83% dos participantes revelaram estar pesquisando preços dos produtos que pretendem comprar.
Vendas e pandemia
Para Luciana Godoy, CEO da Superdigital, revela que com a Covid-19, muitas pessoas ficaram com medo do futuro financeiro e adiaram as compras, por isso irão aproveitar a Black Friday: “A pandemia também acelerou alguns processos em curso. Um deles é o consumo pela internet e aplicativos. A digitalização dos pagamentos está cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros e as ferramentas de inclusão financeira, como a Superdigital, têm sido importantes neste cenário de mudança”.
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