Preocupação com o suor aumenta entre os brasileiros

De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Preocupação com o suor aumenta entre os brasileiros
Foto: Divulgação
Publicidade

Uma das principais preocupações da população brasileira relacionadas aos cuidados pessoais é o suor, principalmente no calor. A alta presença de desodorantes nos lares brasileiros indica que esse temor com a transpiração é real, seja por razões naturais ou acentuado por motivos emocionais, como ansiedade, tensão, estresse, entre outros. O aumento da conscientização sobre higiene pessoal e a oferta de soluções cada vez mais eficazes contribuem para que os consumidores busquem produtos para lidar com o suor e o odor.

Leia: Tendências para farmácias: inovação e experiência do cliente

Em comparação com outros países, o Brasil é o que mais utiliza desodorantes, com uma frequência superior a 7 vezes por semana. Já nos EUA, o maior mercado consumidor, a frequência é de 6 vezes por semana, de acordo com a pesquisa da Kantar. O suor excessivo impacta a qualidade de vida dos brasileiros, mas a utilização de desodorantes pode aliviar essas preocupações, especialmente em situações específicas.

O motivo de os brasileiros se preocuparem com a transpiração excessiva foi alvo de pesquisa da Unilever para entender o suor de forma antropológica. Após uma série de entrevistas com consumidores, constatou-se, entre outros resultados, que o suor chega a ser encarado como uma questão social.

De acordo com a pesquisa da Kantar, realizada em mais de 2 mil lares brasileiros, 39% da população tem uma produção excessiva de suor, acima do normal. Além disso, 23% das pessoas entrevistadas afirmaram que sofrem com o suor causado por ansiedade.

Os dados coletados refletem diretamente no hábito crescente de consumo de desodorantes no país, produto que tem uma penetração superior a 95% nas residências brasileiras. Em média, o brasileiro utiliza 13 unidades de antitranspirante por ano, sendo que, em algumas regiões, o consumo chega a 19.

Público feminino

Entre as mulheres, a preocupação com higiene, beleza e cuidados pessoais é ainda maior. Os dados apontam que 91% delas usam desodorantes diariamente e, em média, seis vezes por semana, segundo estudo interno de hábitos e consumo de Rexona, realizado em parceria com o Instituto GfK.

Leia também: Consumo de suplementos cresce 6%

A pesquisa ainda mostra que, embora o suor excessivo não seja considerado um problema de saúde de grande gravidade, muitas recorrem à utilização do desodorante como uma solução para controlar essa situação desconfortável do cotidiano, oferecendo alívio temporário. Nesses casos, não seria um tratamento, mas uma alternativa para as pessoas enfrentarem esse problema.

Pioneira na categoria e com maior penetração no mercado nacional, a Unilever contribui de forma significativa nessa luta diária dos consumidores contra a transpiração excessiva e o odor, que, em muitos momentos, pode causar desconforto e constrangimento.

“Possuímos um portfólio extenso em desodorantes, que apresenta diversas soluções e formatos para atender diferentes públicos. Dessa maneira, a Unilever consegue estar presente em 8 dos 10 lares brasileiros com sua linha de desodorantes, no segundo maior mercado de antitranspirantes do mundo”, comentou Viviane Ramos, diretora de Marketing de Desodorantes da Unilever.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Expansão no consumo aparente de complementos alimentares cresce, enquanto a geração de emprego no setor ultrapassa os 16%.
Prati-Donaduzzi planeja aumentar em 64% a produção de nutracêuticos para abastecer o mercado interno e ampliar sua participação fora do Brasil.
Foram vendidas mais de dois bilhões de unidades, representando um volume significativo no mercado farmacêutico.
Setor de nutracêuticos e nozes mistas apresenta crescimento impulsionado pela busca por saúde e bem-estar.
Segundo levantamento feito pela Flora em parceria com a Opinion Box, esse comportamento se torna ainda mais evidente na seleção de itens para cuidados pessoais.
Farmácias App se destaca como marketplace de farmácias regionais e independentes, fortalecendo sua posição no mercado farmacêutico.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo