Prescrição de medicamentos personalizados cresce entre brasileiros

Medicamentos personalizados têm aumento no Brasil
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Um levantamento realizado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) junto aos associados mostra que aproximadamente 100 mil médicos, nutricionistas e dentistas prescrevem uma fórmula para ser manipulada em farmácia magistral pelo menos uma vez. O total contabiliza cerca de 60 milhões de pessoas por ano nesse mercado.

Os medicamentos industrializados seguem dosagens padronizadas e são continuamente controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os personalizados também são rigorosamente inspecionados pelo órgão, e por isso mantém processos controlados para fracionamento, manipulação e preparo – as farmácias de manipulação precisam cumprir ao menos 200 exigências da Anvisa e do Conselho Regional de Farmácia local.

A manipulação não pressupõe apenas os produtos naturais, podendo conter a mesma substância ativa dos industrializados, mas levando em consideração as características e necessidades individuais de cada pessoa, como por exemplo, o peso.

Nos personalizados é possível escolher a via de administração – cápsula, pastilha, goma, chocolate, sachê, gel, pomada e patchs. Além disso, por serem produzidos individualmente de acordo com a prescrição na receita, também se tornam de 40% a 50% mais baratos.

Recentemente, uma campanha de conscientização sobre as vantagens do uso de medicamentos manipulados foi lançada no mercado por um grupo de dez empresas, incluindo o Grupo Fagron, que visam criar o futuro da medicina personalizada no Brasil.

Veja também: Grandes redes de farmácias têm maior crescimento desde 2011

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies.
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico.
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional.
Segundo dados da Interplayers, SP, RJ e MG lideram a expansão do setor; especialista aponta mudança nos hábitos de consumo.
De acordo com a PróGenéricos, cerca de 553 milhões de unidades foram comercializadas entre janeiro e março deste ano.
De acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS), as vendas nas lojas físicas também reduziram 3,5% em comparação com o ano passado.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.