Surto de gripe eleva demanda por produtos no varejo farmacêutico

Surto de gripe aumenta demanda por produtos no varejo farma
Drogarias Max (Foto: Divulgação)
Publicidade

Em paralelo com a pandemia de Covid-19, diversos estados brasileiros estão lidando com um surto de Influenza (H3N2). Com sintomas parecidos – febre alta nos primeiros dias, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, entre outros –, as duas doenças podem ser confundidas, o que resulta na busca por medicamentos para amenizá-los.

De acordo com a Central de Inteligência da Drogarias Max, o crescimento da demanda foi sentido por todas as 125 lojas distribuídas pelo Estado do Rio de Janeiro. Entre 1º de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, a rede identificou crescimento na venda de várias categorias relacionadas ao tratamento da gripe. Veja quais foram:

CATEGORIACRESCIMENTO
Produtos para gripes e resfriados190%
Expectorantes168%
Produtos para tosse156%
Vitaminas, minerais e suplementos78%

Em relação a produtos, uma marca de antigripal bastante utilizada no combate aos sintomas da gripe alcançou um recorde de vendas, crescendo 383%. Na categoria de vitaminas, um efervescente ocupou a segunda posição no ranking dos mais vendidos e teve performance de 315% acima das vendas apuradas no mesmo período do ano anterior. Em seguida, os destaques foram um antigripal e um expectorante com crescimento de 287% e 252%, respectivamente.

Lucas Procópio, gerente de Negócios da Drogarias Max, comenta que os resultados nessas categorias são inesperados: “As lojas se organizaram para o verão e começaram a aparecer os primeiros casos de gripe, elevando as vendas dos produtos correlatos. Chegou a ocorrer ruptura de vários produtos, pois nem as indústrias contavam com esse movimento. À medida que o tempo foi passando, os estoques foram se normalizando”. Para as próximas semanas, o gerente afirma que as lojas possuem os estoques ajustados.

Veja também: Demanda de farmácias por combo de teste rápido para Covid-19 e Influenza aumentou 150 vezes em dezembro

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Levantamento da Pesquisa IPC Maps também mostra que, nos últimos dois anos, mais de quatro mil farmácias foram abertas no Brasil.
De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024. O operador logístico também mantém esse ritmo de crescimento.
Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo