Ícone do site Revista da Farmácia

Varejo farma tem crescimento lento em julho, segundo IQVIA

Crescimento do varejo farma em julho pela IQVIA

Foto: freepik

Responsável por auditar o mercado farmacêutico brasileiro, a IQVIA publicou um estudo preliminar com a performance durante o mês de julho de 2021. Na melhor das estimativas, por exemplo, o varejo teve um aumento de 7% em relação a junho, saindo de 585 mil unidades vendidas para 625 mil unidades.

Na projeção média, o aumento teria sido de 2%, chegando a 599 mil produtos comercializados, enquanto, na pior das situações, o mercado pode ter tido uma queda de 2%, descendo para 572 mil itens. Os dados são incertos pois se baseiam nos resultados dos primeiros 22 dias de julho, ou seja, com o mês ainda em aberto.

Projeção por categorias

O estudo traz também análise por categorias, evidenciando as que contribuíram para o aumento das vendas. A categoria Consumo foi a que mais cresceu em relação a junho – 3,8% -, chegando a 344.723 unidades e R$ 6.140.598 comercializados. Em seguida, aparece a Ético Farma com crescimento mais tímido – 0,3% -, chegando a R$ 5.162.161 movimentados.

Em seguida, aparece a Farma, com a redução de 0,1% nas vendas, totalizando 417.549 itens e R$ 7.775.499. Por fim, a Popular Farma teve uma queda de 0,7%, o equivalente a 163.491 produtos comercializados e R$ 2.613.338.

Subcategorias

A IQVIA divide os produtos em dois tipos: Produtos Farmacêuticos e Produtos de Consumo. Cada um deles possui diferentes subcategorias. Os farmacêuticos são conhecidos como Marca, Genérico e Referência, enquanto os de consumo são os MIPs, Cuidados Pessoais, Cuidados ao Paciente e Nutrição.

Produtos Farmacêuticos

A única subcategoria que teve crescimento foi a de Referência, com 5,8% a mais do que no mês de junho, o equivalente a 71.658.215 produtos vendidos e R$ 2.675.954.440 movimentados. Já a subcategoria de Marca teve uma queda de 0,8%, chegando a 202.638.355 unidades e R$ 3.908.326.204. Os Genéricos foram os mais impactados, com diminuição de 1,9%, o equivalente a 143.423.465 unidades e R$ 1.191.218.668.

Produtos de Consumo

A subcategoria de Cuidados Pessoais apresentou o maior avanço – 9,3% –, chegando a 127.332.332 unidades e R$ 2.074.543.558. A de Nutrição vem em seguida com 7,7%, o equivalente a 37.378.707 itens vendidos e R$ 482.876.816 movimentados.

A de Cuidados ao Paciente aparece na terceira posição com 4,7%, 49.314.018 unidades e R$ 938.884.175. Por último, os MIPs sofreram uma queda de 2,3% na comparação com junho, chegando a 130.698.075 unidades e R$ 2.644.293.733.

Veja também: Pesquisa digital amplia satisfação do consumidor com marcas do varejo

Sair da versão mobile