Venda de não medicamentos oscila durante pandemia

Venda de não medicamentos oscila durante 2021
Man giving a business presentation using a futuristic digital pen
Publicidade

O hub de negócios Interplayers divulgou um levantamento dos meses de janeiro a setembro de 2021 que mostra a performance das vendas de não medicamentos em farmácias. O estudo leva em consideração os dados de 21% do que é trafegado no canal indireto, abastecido por distribuidores.

Vitaminas

As vitaminas, por exemplo, tiveram um aumento de 34% em relação aos mesmos nove meses do ano anterior. Na comparação anualizada, entre outubro de 2020 e setembro de 2021, o avanço das vendas foi de 33%.

Os meses que apresentaram os melhores resultados foram março de 2020, no início da pandemia, com alta de 15% em relação a fevereiro de 2020, e em julho do mesmo ano, quando o aumento chegou a 22%. Além disso, em março de 2021, durante a segunda onda da Covid-19, o avanço foi de 21%.

“Os meses com melhor desempenho são justamente aqueles dentro das estações mais frias do ano, outono e inverno, época em que as pessoas buscam fortalecer o sistema imunológico ingerindo mais vitaminas para prevenir a gripe. Acredito que a ameaça do coronavírus também foi determinante para o resultado, mudando o patamar de consumo dessa categoria”, comenta Ilo Souza, gerente de Inteligência Comercial da InterPlayers.

Hidratantes

Na contramão das vitaminas, a linha de hidratantes teve recuo nas vendas: entre janeiro e setembro de 2021 apresentou queda de 12% quando comparada com o mesmo período de 2020. Na análise anual, entre outubro de 2020 e setembro de 2021, a diminuição foi de 9%.

“A redução em termos gerais também pode estar relacionada à pandemia, pois o home office e a menor exposição ao ambiente externo fez com que as pessoas mudassem seu comportamento, impactando o consumo de alguns produtos’, finaliza Souza.

Veja também: Farmácias APP chega a 2 mil farmácias cadastradas

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo