Vendas de medicamentos antigripais aumentam 18% no Brasil

Segundo dados levantados pela Interplayers, aumento no faturamento e desempenho variado entre estados marcam o mercado de antigripais.
Vendas de medicamentos antigripais aumentam 18% no Brasil
Foto: Divulgação
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Um levantamento realizado pela Interplayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, revelou um crescimento significativo nas vendas de medicamentos antigripais no Brasil. Entre junho de 2023 e maio de 2024, foi registrado um aumento de 18% em valor. Após forte alta nos últimos 12 meses, no YTD a categoria se manteve estável.

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Alguns destaques regionais

Os dados da pesquisa mostram variações significativas entre os estados. São Paulo (SP), por exemplo, registrou uma queda de 5% no YTD, mas um crescimento de 1% no MOV. O Rio de Janeiro (RJ) apresentou um desempenho positivo, com crescimento de 6% no YTD e 30% no MOV, contribuindo, junto com São Paulo, para 33% do total de vendas no país.

Entre os top 3 estados, o Rio de Janeiro apresentou o crescimento mais expressivo, com 30%, seguido por Santa Catarina, com 12%, e São Paulo, que apresentou estabilidade.

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De acordo com Ilo Aragão de Souza, gerente de Inteligência Comercial da Interplayers, “o mercado de medicamentos antigripais tem apresentado uma dinâmica interessante, com variações relevantes entre os estados. Enquanto alguns enfrentam quedas, outros demonstram um crescimento expressivo, refletindo as diferentes demandas e comportamentos de consumo pelo país”.

Um estudo realizado no Brasil indicou que as vendas desses medicamentos crescem a partir de abril, atingindo um pico em julho, antes de se estabilizarem. Essa sazonalidade é bastante clara e reflete, além do comportamento do paciente diante das doenças respiratórias, também o comportamento das farmácias em abastecer seus estoques, evitando assim rupturas em períodos de pico. “As variações sazonais e regionais são cruciais para entender o mercado de medicamentos antigripais, sobretudo sua cadeia de abastecimento. Observamos um aumento considerável nas vendas durante os meses mais frios, o que reflete a necessidade de adaptação das estratégias de mercado para atender a essas demandas”, finaliza Ilo.

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