Bairros de SP com epidemia de dengue mais do que dobram em uma semana

Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de São Paulo, 15 distritos estão em situação de epidemia para dengue neste momento.
Bairros de SP com epidemia de dengue mais do que dobram em uma semana
Foto: Divulgação
Publicidade

O número de bairros de São Paulo que estão em situação de epidemia por dengue mais do que dobrou em apenas uma semana. Até o dia 21 de fevereiro, seis distritos superavam a taxa de 300 casos por 100 mil habitantes, índice utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para indicar uma epidemia. No dia 28 de fevereiro, no entanto, a incidência considerada epidêmica já era registrada em 15 distritos da cidade.

Leia: Papel da farmácia em meio aos casos de dengue

Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (4/3) e que reúne informações coletadas até o dia 28 do último mês. Segundo o levantamento, entraram em situação de epidemia para a dengue na última semana os bairros de: São Miguel Paulista, Guaianases, Lajeado e Água Rasa, na zona leste; Tremembé, Vila Maria e Vila Medeiros, na zona norte; Lapa, na zona oeste; e Campo Limpo, o primeiro bairro da zona sul a entrar na lista.

Eles se somam aos distritos de Jaguará, Itaquera, Jaçanã, São Domingos, Vila Leopoldina e Anhanguera, que já estavam em epidemia antes.

Veja a lista completa dos 15 distritos em situação epidêmica para dengue atualmente e as taxas de incidência registradas neles:

  • Jaguará – 3.236,7 casos por 100 mil habitantes
  • Itaquera – 754,5 casos por 100 mil habitantes
  • Jaçanã – 747,8 casos por 100 mil habitantes
  • São Domingos – 861,6 casos por 100 mil habitantes
  • Vila Leopoldina – 600,6 casos por 100 mil habitantes
  • Anhanguera – 533,4 casos por 100 mil habitantes
  • São Miguel Paulista – 627,8 casos por 100 mil habitantes
  • Tremembé – 419,7 casos por 100 mil habitantes
  • Campo Limpo – 363 casos por 100 mil habitantes
  • Vila Maria – 359,9 casos por 100 mil habitantes
  • Guaianases – 322,5 casos por 100 mil habitantes
  • Lapa – 316,8 casos por 100 mil habitantes
  • Água Rasa – 314,7 casos por 100 mil habitantes
  • Lajeado – 311 casos por 100 mil habitantes
  • Vila Medeiros – 302,1 casos por 100 mil habitantes

Os números divulgados pela Prefeitura mostram que a cidade teve 25.182 casos confirmados da doença até o dia 28 de fevereiro, com uma incidência 209,7 infecções por 100 mil habitantes.

O Metrópoles questionou a gestão Ricardo Nunes (MDB) sobre as medidas que a Prefeitura têm tomado para evitar o crescimento de casos e uma possível epidemia na cidade.

Leia também: Dengue: Takeda firma parceria para aumentar produção de vacinas

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirma que intensificou as ações de combate ao mosquito da dengue e aumentou em seis vezes o número de agentes nas ruas. “Somente em 2024 foram executadas mais de 2,5 milhões de ações de combate à dengue na capital, como visitas casa a casa, vistorias em imóveis, ações de bloqueios de criadouros e nebulizações”, disse a pasta.

Fonte: Metrópoles

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo