Cresce o número de casos de doenças respiratórias

De acordo com dados da Clinicarx, cresceu em 300% o número de casos de Covid-19 para rastreamento e triagem nas farmácias.
Publicidade

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nesta quinta-feira (07/03), mais de 1,2 milhão de casos prováveis de Dengue em 2024. Porém, não é apenas com essa doença que você deve se preocupar. Outras “vilãs” também estão adoecendo as pessoas, como a Covid-19, Gripe Influenza e Infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório.

Leia: Papel da farmácia em meio aos casos de dengue

Entre as três doenças respiratórias acima mencionadas, a que apresenta maior taxa de mortalidade ainda é a Covid-19, mesmo com a população amplamente vacinada. Segundo o Ministério da Saúde, foram 1.536 óbitos do início do ano até o dia 24 de janeiro.

Foto: Dados divulgados pelo Ministério da Saúde

Na semana anterior ao Carnaval, entre o dia 04 e 10 de fevereiro, foram diagnosticados 33.020 novos casos de Covid-19. Na semana do Carnaval, este número elevou-se para 45.177 novos casos, o que representa um aumento de cerca de 36%. Na última semana de fevereiro, este número elevou-se para 69.234, representando um aumento de cerca de 110% quando comparado aos dados do início do mês de fevereiro.

Apesar de atípicas, as doenças respiratórias estão circulando desde o início do ano de 2024. Segundo o Informe de Vigilância das Síndromes Gripais da Semana Epidemiológica 8 (SE 8), desde o início de 2024 foram notificados 7.782 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Após a identificação do agente causador, verificou-se que 63% foram por Covid-19, seguido de 12% por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e 11% por Vírus Influenza.

Esta tendência de infecções respiratórias deve aumentar com a chegada do outono e inverno, estações que concentram a maior incidência de circulação dos agentes virais.

Leia também: Médicos do RJ são obrigados a fazer prescrição com letra legível

“A partir das evidências dos boletins do Ministério da Saúde, é possível prever que nos próximos meses as doenças respiratórias circularão mais fortemente. A farmácia precisa estar atenta e se preparar, adquirindo testes rápidos não apenas para identificar o vírus da Covid-19, mas também para o Vírus Influenza A&B e Vírus Sincicial Respiratório. Como os sintomas destas três infecções são muito semelhantes, o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, alerta Ana Maria Targa, farmacêutica da MedLevensohn.

Oportunidade para a farmácia

A Clinicarx, empresa de tecnologia em saúde, informou à Revista da Farmácia que cresceu em 300% o número de casos de Covid-19 e Influenza para rastreamento e triagem nas farmácias de todo o Brasil. Um dos principais motivos desse aumento foi a aglomeração das pessoas no Carnaval.

“É muito importante a farmácia assumir o papel de estabelecimento de saúde e aproveitar essa oportunidade para gerar resultado financeiro e sanitário”, destaca Jauri Siqueira, head de Serviços e Novos Negócios da Clinicarx e Interplayers.

A rede de drogarias Drogasil, por exemplo, organizou em seu site todos os serviços oferecidos, entre eles os testes rápidos. O cliente pode selecionar um dos serviços e realizar o agendamento em uma das unidades.

“As farmácias e drogarias devem manter-se preparadas para atender continuamente a população. Além de abastecer os estoques com a compra de testes rápidos, elas podem contar com o apoio de plataformas tecnológicas para auxiliar na avaliação e triagem dos casos”, pontua Marcelo Botelho, CEO da Veus, empresa de serviços na área da Tecnologia da Informação.

Aprovação de nova vacina contra variante da Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (06/03), o registro da vacina Spikevax monovalente contra a variante XBB. 1.5 da Covid-19. O imunizante, registrado pela Adium S.A. e fabricado pela Moderna, é feito a partir de uma única cepa da Covid-19. As informações são do Metrópoles.

Esta é a segunda vacina monovalente atualizada com a variante autorizada pela autarquia, mas, de acordo com a Anvisa, existem outros pedidos sob análise. O registro é o padrão ouro da avaliação de eficácia, segurança e qualidade, com base em dados técnicos consolidados.

A XBB.1.5 é uma versão da XBB, variante da Ômicron que combina elementos da BA.2.75 e da BJ.1 e é conhecida como Kraken. Novas cepas podem surgir quando uma pessoa é infectada por dois microrganismos distintos que entram em uma mesma célula — assim, o material genético deles pode ter os pedaços trocados aleatoriamente.

O imunizante é indicado para a prevenção da Covid-19 em crianças a partir de 6 meses de idade e adultos, bem como para pessoas que possuem o sistema imunológico enfraquecido (imunocomprometidos).

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

loading...

Veja também

Farmácias e drogarias podem abastecer seus estoques antes da alteração e devem se preparar para a implementação dos novos valores.
Com o mote "Expert desde o primeiro de muitos sorrisos", a ação destaca a expertise da marca no tema.
Em atuação de destaque como diretor de Marcas há quase cinco anos, o executivo é promovido ao cargo antes ocupado por Marina Fernie.
Marca conquista os prêmios Effie Awards e MMA Smarties e reforça seu compromisso com os consumidores e com o público gamer.
Empresa destina 1% do lucro líquido para projetos sociais na área de saúde; influenciadores participam dos vídeos da campanha.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo