Dengue: quais remédios são contraindicados e quais podem ser usados para tratar sintomas

Uso de medicamentos errados pode agravar a doença causando a forma hemorrágica da dengue. Aspirina e AAS são contraindicados.
Dengue: quais remédios são contraindicados e quais podem ser usados para tratar sintomas
Foto: Mosquito Aedes aegypyti é o transmissor da dengue, chikungunya e zika
Publicidade

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue, com 688.461 casos prováveis registrados e 122 mortes confirmadas. Outros 456 óbitos causados pela doença seguem em investigação, segundo os dados do Ministério da Saúde disponíveis na quarta-feira (21/02).

Leia: Papel da farmácia em meio aos casos de dengue

Além de dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, enjoos, vômitos e manchas vermelhas, a dengue pode causar outros sintomas como sonolência, irritabilidade e confusão mental.

A doença é dividida em dois grupos: a dengue clássica e a hemorrágica, quando a infecção começa a destruir plaquetas responsáveis pela coagulação, e o paciente passa a ter sangramentos na gengiva ou nas fezes.

Não há um medicamento específico para o tratamento da dengue. Os remédios disponíveis para amenizar os sintomas devem ser indicados por um médico, já que muitos deles, usados no dia a dia e vendidos sem a necessidade de prescrição médica nas farmácias, podem aumentar o risco de sangramento.

A BBC News Brasil conversou com três infectologistas que explicam quais medicamentos não são indicados para tratar os sintomas da dengue — e quais podem ser usados com segurança.

Quais medicamentos não devem ser tomados

– Aspirina e AAS: Essas medicações têm efeito analgésico e antitérmico — por isso, ajudam no alívio de dores e da febre. No entanto, elas podem afetar a coagulação de pacientes com o vírus da dengue, o que leva ao aumento do risco de sangramentos e ao agravamento da doença.

– Ibuprofeno e nimesulida: Medicamentos que integram a categoria chamada de anti-inflamatórios não esteroidais também aumentam as chances de sangramento e não devem ser usados no tratamento dos sintomas da dengue.

– Prednisona e hidrocortisona: Medicamentos como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona são conhecidos como corticoides — e também são contraindicados em caso de dengue ou de suspeita da doença. Eles podem aumentar o risco hemorrágico da doença e agravar a situação do paciente.

Medicamentos indicados

Segundo os infectologistas ouvidos pela BBC News Brasil, os dois medicamentos mais indicados para amenizar os sintomas causados pela dengue são o paracetamol e a dipirona, pois eles não aumentam os riscos de sangramento.

Leia: Procura por Ivermectina cresce 44% em fevereiro

Apesar da medicação aliviar certos sintomas, os especialistas são unânimes em dizer que manter uma boa hidratação é um dos fatores mais importantes para tratar a doença.

“A hidratação deve ser muito rigorosa. Além de água, é importante ingerir soros, encontrados em farmácias e postos de saúde, para repor os sais perdidos pelo corpo. O recomendado é que o paciente ingira 60 ml de líquido para cada quilo que possui”, comenta Mirian Dal Ben, infectologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Fonte: G1

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo