Medicamentos genéricos: descubra os principais benefícios

Na era da saúde moderna, esses remédios desempenham um papel fundamental na acessibilidade, eficácia e economia.
Medicamentos genéricos: descubra os principais benefícios
Foto: Divulgação
Publicidade

Os genéricos são medicamentos que contêm os mesmos ingredientes ativos, na mesma dosagem e forma farmacêutica que os medicamentos pioneiros, mas por lei são vendidos por preços mais acessíveis. Eles são produzidos após a expiração de uma patente, permitindo que outros fabricantes façam versões equivalentes.

Leia: Descubra quais foram os genéricos mais vendidos em 2023

A qualidade, segurança e eficácia deles são rigorosamente regulamentadas pelas agências de saúde em todo o mundo. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avalia uma série de critérios técnicos, um deles é de que os genéricos devem demonstrar bioequivalência, ou seja, que devem ser absorvidos pelo corpo na mesma taxa e quantidade.

O êxito dos medicamentos genéricos, disponíveis nas farmácias desde 2001, é creditado à Lei 9.787, que não apenas introduziu o conceito de genéricos, mas também estabeleceu regulamentações para a categoria de medicamentos no Brasil.

De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), além de reduzir os custos, tornando os tratamentos mais acessíveis para pacientes e sistemas de saúde, os genéricos promovem a concorrência no mercado farmacêutico, incentivando a inovação e reduzindo os preços para o consumidor final.

Três benefícios dos medicamentos genéricos

1. Acesso ampliado: promovem o acesso aos tratamentos essenciais, permitindo que um maior número de pacientes receba a terapia necessária. Isso é particularmente relevante em países em desenvolvimento e comunidades, onde o acesso a medicamentos acessíveis pode ser limitado.

2. Incentivo à Inovação: a disponibilidade deles também pode impulsionar a inovação no setor farmacêutico, incentivando as empresas a desenvolverem novas terapias e melhorarem seus produtos para permanecerem competitivas no mercado.

3. Sustentabilidade do Sistema de Saúde: ajudam a aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde, permitindo que os recursos sejam alocados de forma mais eficiente para outras áreas de necessidade.

Segundo a legislação vigente, os genéricos devem ser vendidos com um desconto de 35% em relação aos demais medicamentos. Entretanto, na realidade, o desconto médio alcança cerca de 67%, que até o momento resultou em uma economia direta para os consumidores ao longo dos últimos anos, que se aproxima dos R$ 300 bilhões.

Leia também: Analgésicos lideram ranking de vendas de medicamentos

Em um momento em que a acessibilidade aos cuidados de saúde é uma preocupação global, os medicamentos genéricos representam uma solução eficaz para melhorar o acesso aos tratamentos essenciais. “Ao optar por genéricos, pacientes e profissionais de saúde estão contribuindo para um sistema de saúde mais inclusivo e sustentável”, reitera o presidente.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo