Participação da população na notificação sobre medicamentos cresce

População tem enviado mais notificações à Vigimed
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A pandemia ampliou o debate sobre medicamentos e vacinas, incentivando a sociedade a ficar mais atenta aos possíveis efeitos adversos desses produtos. É o que sugerem os dados do Vigimed, sistema disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para relatos de suspeita de efeitos inesperados. Entre 2018 e 2021, o número de notificações passou de 45 mil para 74 mil.

Alex Machado Campos, diretor do Vigimed, explica que é uma ferramenta de sensibilidade para que possam estar em contato com a vida real. Dessa forma, a Anvisa tem a possibilidade de exercer sua competência de farmacovigilância com absoluto vigor técnico.

Mas ainda é possível aperfeiçoar a ferramenta, como explica Helaine Capucho, gerente de Farmacologia: “Nós precisamos de fato fortalecer a vigilância dentro das casas. Precisamos trazer a sociedade para perto, entender a importância da farmacovigilância, notificar a empresa, notificar a Anvisa para que possamos melhorar o uso do produto. Ninguém quer um produto sendo mal utilizado, causando danos ao paciente, queremos maximizar os benefícios do produto e minimizar os riscos. Esse é o papel do gerenciamento de riscos”.

O Vigimed pode ser acessado pelo próprio site da agência.

Veja também: Apenas 1,5% dos medicamentos brasileiros são fitoterápicos

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Com o mote "Expert desde o primeiro de muitos sorrisos", a ação destaca a expertise da marca no tema.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo