EnglishPortugueseSpanish

Como vender mais produtos de beleza na farmácia?

Fernanda fala sobre a importância dos pontos de venda para os produtos de beleza
Foto: Humberto Teski

No dia 30 de julho, o programa É De Farmácia contou com a presença da gestora nacional de Sellout da Embelleze, Fernanda Zangrando. Na entrevista, Fernanda dá dicas de como vender mais produtos de beleza na farmácia, principalmente a categoria de cabelos, que é a área de atuação dela.

Novo perfil de mulher consumidora

Hoje em dia as mulheres têm muito mais acesso à informação do que no passado e, por isso, quando chegam ao ponto de venda para comprar um produto, já estudaram tudo sobre ele. “As redes sociais, as influenciadoras digitais e a internet de um modo geral podem auxiliar nesse processo de descoberta. Por isso, ao chegar à loja, as consumidoras já têm certeza do que querem”, afirma Fernanda.

Mídia muda forma de divulgação

Pelo fato de as consumidoras estarem sempre em busca das novas tendências, uma das estratégias que vêm sendo cada vez mais utilizadas é a propaganda de produtos por parte das influenciadoras digitais. “Essas blogueiras vão até os pontos de venda e fazem divulgação do produto para estimular a compra de suas seguidoras”, aponta Fernanda.

Transformação das farmácias

Outro ponto levantado pela gestora é que, atualmente, as farmácias deixaram de ser um canal de compra por conveniência. “Muitas mulheres escolhem ir à farmácia comprar itens de beleza, como tintas para o cabelo. O foco não é mais apenas o medicamento”, comenta.  

Com isso, houve a necessidade de as farmácias se adaptarem a esse novo momento, passando a oferecer um mix mais completo de produtos. “Elas precisaram se modernizar e buscar novidades no ramo da beleza, de cabelos, entre outros”, fala Fernanda.

É necessário também ter consultoras de beleza treinadas nos pontos de venda para tirar as dúvidas das mulheres e ajudá-las a tomar a decisão de qual é o melhor produto para cada uma delas. “Até mesmo as balconistas precisam de treinamento para conhecer os produtos oferecidos no varejo”, afirma a especialista.

Importância da layoutização

Um dos pontos mais importantes no contexto da compra de um produto é a forma como ele está disposto nas lojas. A gestora explica que um dos fatores mais importantes é que eles estejam na altura dos olhos e ao alcance das mãos da consumidora. “O produto precisa ser atrativo e estar disponível para que seja comprado”, diz.

Além disso, é importante apresentar muita variedade nas gôndolas, fazendo com que as compradoras sintam que podem escolher o que lhes for melhor. E também explorar as áreas quentes – onde existe maior fluxo de pessoas – para posicionar os produtos.

A sinalização e a iluminação também interferem no processo de compra. Fernanda explica que a mensagem precisa ser clara e objetiva, evitando que as pessoas se percam dentro da loja. Quanto à iluminação, deve sempre ser clara e passar positividade para as consumidoras.

Assista ao vídeo completo aqui.

Veja também: Indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos tem alta de 4,3% na geração de empregos

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu