As preferências dos consumidores em relação aos produtos de beleza que utilizam continuam a evoluir, criando novas oportunidades para as marcas atraírem os consumidores por meio de produtos inovadores. No estudo “Beauty Survey 2018”, a Euromonitor International entrevistou 20 mil consumidores em 20 países para identificar as principais tendências no setor de beleza e cuidados pessoais.
Beleza associada à saúde e limpeza
O mercado de beleza possui um grande potencial. Em 2017, o setor movimentou globalmente US$460 bilhões e deverá crescer 6% em 2018, segundo dados da Euromonitor International. Para 54% dos 20 mil entrevistados no estudo acreditam que o conceito “beleza” está associado com ter uma aparência saudável. Higiene e limpeza também foram respostas indicadas por mais da metade dos entrevistados. Há, contudo, uma variação entre as gerações sobre o entendimento e associações feitos ao conceito “beleza”. Por exemplo, a Geração Z é três vezes mais propensa do que a geração dos Baby Boomers a associar beleza com diversidade.
Homens expandem sua rotina de beleza
A venda de produtos de beleza voltados aos homens movimentou globalmente US$ 50 bilhões em 2017 e deverá crescer 16% até 2020, segundo dados da Euromonitor International. Para muitos homens, a rotina de beleza está centralizada nos cabelos, sendo que mais de 40% dos entrevistados no estudo afirmam utilizar shampoo pelo menos uma vez ao dia. O estudo faz uma comparação entre os países envolvidos no estudo (foram 20 ao total). O brasileiro gasta em média 48 minutos com sua rotina de beleza diariamente e utiliza em torno de 5 produtos por dia. As principais preocupações deles com a pele e cabelo são os cravos e a oleosidade, respectivamente.
Beleza encontra a ciência nos dermocosméticos
Muitos consumidores associam beleza com saúde e bem-estar. Alguns deles vão ainda mais longe, buscando produtos de beleza com formulações científicas e medicamentosas assim como benefícios terapêuticos para a pele ou cabelos. Resultados do estudo indicaram que 18% dos entrevistados reportaram buscar produtos para pele que sejam testados por dermatologistas enquanto 9% buscam ingredientes medicamentosos. Os dermocosméticos são frequentemente percebidos como produtos mais premium, levando tanto as marcas de produtos de beleza quanto farmacêuticas à investirem em pesquisa e desenvolvimento.
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Fonte: Euromonitor