Equipes bem treinadas refletem em melhoria dos indicadores das farmácias

Treinamento de equipes é benéfica às farmácias
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

As farmácias são muito mais do que simples pontos de venda, sendo centros de serviços onde, além de medicamentos, os clientes podem encontrar informações complementares sobre seus tratamentos ou orientações sobre saúde.

Por isso, para melhor atender o cliente, é preciso fazê-lo sentir-se seguro e confortável, o que é possível com uma equipe de atendimento muito bem treinada. “Pode parecer clichê, pois à primeira vista todo gestor parece ter consciência disso. Mas, infelizmente, há uma distância entre ter ciência e colocar em prática, até porque não se trata apenas de treinar, mas também de capacitar”, comenta Fernando Cascardo, cofundador da InterPlayers.

Equipe deve ter atenção

Quem escolhe trabalhar em farmácia precisa aprender técnicas comportamentais, termos farmacêuticos, saber lidar com os itens da loja. Além disso, é preciso saber como atender uma pessoa que acaba de descobrir que contraiu uma doença grave ou está em depressão.

Segundo Cascardo, o time que fica na linha de frente é a alma do negócio, pois mesmo com uma loja incrível, não ter um bom atendimento faz o cliente desaparecer. Os pacientes polimedicados, ou seja, acometidos por diversas patologias, possuem uma cesta particular de medicamentos e que precisam de atenção na hora do atendimento.

Experiência de compra e gestores

“Um bom atendimento envolve um ponto de venda bem abastecido, com cada produto em seu devido lugar de forma que possa ser rapidamente visualizado. Resumindo, é preciso oferecer a melhor experiência de compra possível”, afirma o cofundador da InterPlayers.

Gustavo Pires, gerente de Negócios Varejo da companhia, complementa que o gestor da farmácia tem de ser o exemplo a ser seguido pelos subordinados: “Não basta ensinar e cobrar. É preciso agir de forma coerente para que os colaboradores tenham a certeza de que os procedimentos são sérios. Um gestor que diz uma coisa e faz outra coloca tudo a perder”.

Veja também: Plataforma de capacitação para colaboradores é aposta da Farmácias Nissei

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Farmacêutica oferece oportunidades para estudantes de farmácia que podem se inscrever até o dia 10 de novembro.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo