EnglishPortugueseSpanish

Farmacêutico brasileiro participa de congresso nos Estados Unidos

Gustavo Alves participa de congresso nos Estados Unidos
Foto: Divulgação

Acontece, no próximo dia 9 de dezembro, em Las Vegas, mais uma edição do congresso da American Society of Health System Pharmacists (ASHP) (em português, Sociedade Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde), que, neste ano, contará com uma presença brasileira: o farmacêutico Gustavo Alves.

O evento

O congresso, que reúne todos os anos aproximadamente 26 mil farmacêuticos clínicos de todo o mundo, trata de diversos assuntos ligados à Farmácia, como, por exemplo, cuidado farmacêutico, boas práticas, tratamento com opióides, farmacoterapia, entre outros.

Participação de Gustavo no congresso

Gustavo Alves participará do congresso falando sobre “Farmacoterapia na doença de Alzheimer”, ou seja, os medicamentos utilizados no tratamento. “No doutorado, desenvolvemos um método de diagnóstico inédito de Alzheimer pela saliva. Apresentei esse trabalho na Conferência Internacional de Alzheimer em Chicago, em 2018, e em Los Angeles, em 2019”, revela.

O projeto foi selecionado ainda para um concurso internacional chamado Falling Walls, e chegou à semifinal para ser apresentado na Alemanha.

“Acredito que o trabalho contribuirá para o diagnóstico preciso e preditivo da doença de Alzheimer, além do monitoramento dos medicamentos usados durante o tratamento”, explica.

Quem é Gustavo?

O profissional, único representante da América Latina a participar do congresso, é farmacêutico bioquímico com pós-graduação em Farmácia Hospitalar e pesquisador em Alzheimer pela faculdade de Medicina da USP. Além disso, é professor e pesquisador do centro universitário do Senac e pós-doutorando em Anatomia e Cirurgia também pela USP.

“Iniciei o mestrado em 2007, investigando os efeitos da rivastigmina (Exelon) em pacientes com Alzheimer. Na época, monitoramos os níveis das enzimas Acetilcolinesterase e Butirilcolinesterase, além do neurotransmissor Acetilcolina”, explica o farmacêutico.

Ele também é professor dos cursos de Tratamento da Doença de Parkinson e Alzheimer e Antibióticos e Resistência Bacteriana no Sincofarma/SP.

Veja também: Grupo DPSP implanta Universidade Corporativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Maxcenter Drogarias Max

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu