Guia instrui farmacêuticos no atendimento à comunidade LGBTQIA+

Atendimento farmacêutico para público LGBTQIA+
Foto: freepik

Com o intuito de capacitar ainda mais os farmacêuticos e proporcionar um atendimento humanizado e mais inclusivo, o Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) criou um guia para instruir profissionais na assistência à comunidade LGBTQIA+.

De acordo com o diretor do Conselho, Mário Martinelli, a necessidade de capacitação foi percebida após uma conversa sobre a temática: “Nós temos o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, a Política Nacional de Saúde e a Constituição Federal para que não exista nenhum tipo de discriminação e todos sejam atendidos de forma igualitária. Há necessidade de capacitar os colegas farmacêuticos para enfrentar qualquer tipo de resistência e de preconceito”.

O guia auxilia na compreensão de orientação sexual e identidade de gênero, mencionando os conceitos e termos da diversidade, as conquistas de direitos das pessoas LGBTQIA+ no Brasil e aspectos do papel do farmacêutico.

Alícia Krüeger, ex-presidente da Associação Brasileira Profissional pela Saúde Integral de Travestis, Transexuais e Intersexos (ABRASITTI), pesquisa sobre o assunto no campo acadêmico, mas com reflexos na prática profissional. Segundo ela, a compra de hormônios feita pelas mulheres trans e travestis diretamente nas farmácias, sem receituário ou orientação, é um exemplo que mostra a importância da atuação farmacêutica.

“Eu digo que o farmacêutico é um dos mais importantes na saúde trans, pois ele é o último a estar com o medicamento e a pessoa que vai fazer uso desse hormônio. Urge a necessidade de normativas que diminuam a realidade de automedicação que temos no País dentro da comunidade”, revela Alícia.

Veja também: ICB-USP promove nova edição de curso sobre Farmacologia Clínica e uso racional de medicamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia