Guia instrui farmacêuticos no atendimento à comunidade LGBTQIA+

Atendimento farmacêutico para público LGBTQIA+
Foto: freepik
Publicidade

Com o intuito de capacitar ainda mais os farmacêuticos e proporcionar um atendimento humanizado e mais inclusivo, o Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) criou um guia para instruir profissionais na assistência à comunidade LGBTQIA+.

De acordo com o diretor do Conselho, Mário Martinelli, a necessidade de capacitação foi percebida após uma conversa sobre a temática: “Nós temos o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, a Política Nacional de Saúde e a Constituição Federal para que não exista nenhum tipo de discriminação e todos sejam atendidos de forma igualitária. Há necessidade de capacitar os colegas farmacêuticos para enfrentar qualquer tipo de resistência e de preconceito”.

O guia auxilia na compreensão de orientação sexual e identidade de gênero, mencionando os conceitos e termos da diversidade, as conquistas de direitos das pessoas LGBTQIA+ no Brasil e aspectos do papel do farmacêutico.

Alícia Krüeger, ex-presidente da Associação Brasileira Profissional pela Saúde Integral de Travestis, Transexuais e Intersexos (ABRASITTI), pesquisa sobre o assunto no campo acadêmico, mas com reflexos na prática profissional. Segundo ela, a compra de hormônios feita pelas mulheres trans e travestis diretamente nas farmácias, sem receituário ou orientação, é um exemplo que mostra a importância da atuação farmacêutica.

“Eu digo que o farmacêutico é um dos mais importantes na saúde trans, pois ele é o último a estar com o medicamento e a pessoa que vai fazer uso desse hormônio. Urge a necessidade de normativas que diminuam a realidade de automedicação que temos no País dentro da comunidade”, revela Alícia.

Veja também: ICB-USP promove nova edição de curso sobre Farmacologia Clínica e uso racional de medicamentos

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Programa Desenvolve Farma já capacitou mais de mil colaboradores e registra índice de promoção superior a 90% para cargos de liderança.
Oportunidade é direcionada a universitários, para atuação em São Paulo, e tem duração de 18 meses.
Programa da associação é estruturado e voltado ao desenvolvimento de gestores e profissionais das lojas associadas.
Oportunidades são para as farmácias Raia e Drogasil, além de centros de distribuição; vagas não exigem experiência anterior.
Oportunidades da rede de farmácias são para atendentes de loja, nas unidades de Bangu, Penha, Shopping Sulacap e Del Castilho.
São mais de 60 vagas em diferentes áreas da companhia, como Comercial, RH, Marketing, Diretoria Médica, entre outras.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.