MPEs geraram mais de 580 mil vagas em 2018

Foto: iStock
Publicidade

As micro e pequenas empresas (MPE) geraram, em 2018, o maior saldo de empregos formais dos últimos quatro anos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nos últimos dias pelo Sebrae. Foram mais de 580 mil novas vagas, um aumento de 67% em relação a 2017.

Como as médias e grandes empresas fecharam o ano com um volume negativo de vagas, por terem tido mais demissões do que contratações, coube aos pequenos negócios sustentar a criação de empregos.

Em dezembro, como já era esperado, em função da sazonalidade, houve o fechamento de 334,5 mil postos de trabalho, segundo dados do Caged. “Os empreendimentos de pequeno porte são fundamentais para o crescimento econômico do País, mesmo sendo um ano difícil, em 2018, a geração de empregos foi sustentada por elas”, destaca o presidente do Sebrae, João Henrique Sousa.

A participação dos pequenos negócios no volume de demissões (líquidas), registradas em dezembro de 2018, foi de 46,1% do total (-154,2 mil empregos). Já as médias e grandes corporações fecharam um número maior de vagas no mesmo mês (163,3 mil) e as estatais extinguiram cerca de 17 mil postos de trabalho.

À exceção do comércio, todos os demais setores registraram saldos negativos de empregos gerados em dezembro de 2018. Entretanto, no acumulado de todo o ano passado, as micro e pequenas empresa (MPE) tiveram um crescimento no número de vagas em todas as áreas, com destaque para o setor de serviços, onde foram responsáveis pela criação de 350,2 mil novos postos de trabalho, 60% do total de empregos gerados em 2018 no País. Em segundo lugar, sobressaíram-se os pequenos negócios que atuam no comércio, com a geração de 108,8 mil empregos.

Em dezembro de 2018, em função da sazonalidade, todas as unidades da Federação registraram saldos negativos de empregos gerados. Mas a região Sudeste, por reunir a maior quantidade de empresas, foi a que se destacou, com 73,5 mil vagas a menos, seguida pela região Sul, com 33,7 mil demissões (líquidas).

Os setores mais atingidos no mês passado, entre as micro e pequenas empresas, foi o de serviços, com o corte de 59,2 mil vagas, seguido pela indústria da transformação, com 49,1 mil postos a menos e a construção civil, com 31,1 mil. Mesmo assim, o saldo acumulado de 2007 a 2018 é de 11.604 mil contratações com carteira assinada entre os pequenos negócios, enquanto as médias e grandes empresas possuem, no mesmo período, um saldo negativo de 1.389 mil empregos.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Colaboradores das Farmácias São João participam de capacitação gratuita em tecnologia em parceria com a Salesforce

Programa MuleSoft Tech Pulse reúne profissionais da área de TI e estudantes em uma série de cinco encontros até dezembro.

Medley e DPSP unem forças para fortalecer a educação farmacêutica

Parceria aproxima farmacêuticos da ciência e dos processos de qualidade da Medley, fortalecendo a disseminação de conhecimento técnico.

Drogaria Rio Mais inaugura nova unidade e abre vagas de emprego

Rede está em expansão no Rio de Janeiro; oportunidades são para as zonas Sudoeste, Sul e Norte, além da Baixada Fluminense.

Drogasmil abre 31 vagas na Zona Sul do Rio para atendentes e farmacêuticos com jornada em escala 5×2

A Drogasmil está com processo seletivo aberto para preencher 31 vagas em unidades da Zona Sul do Rio de Janeiro. São 25 oportunidades para atendentes de loja, destinadas a candidatos

Drogaria Tamoio abre 16 vagas para atendentes de loja com escala de trabalho 5×2

A Drogaria Tamoio está com processo seletivo aberto para preencher 16 vagas de atendente de loja nas cidades de Niterói e Teresópolis. São 10 oportunidades para Niterói e seis para

Prati-Donaduzzi abre inscrições para o Programa de Trainee 2026

A Prati-Donaduzzi está com inscrições abertas para a nova edição de seu Programa de Trainee, criado para desenvolver talentos para futuras posições de liderança na área de Manufatura. Com duração

Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.