Desafios no trabalho em home office

Uma das saídas mais utilizadas para preservar a saúde dos colaboradores em meio à pandemia, o home office exige dedicação e atenção.
Home office
Foto: freepik
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Em função da pandemia do coronavírus, o home office está sendo uma opção de trabalho utilizada pelas empresas em todo o Brasil. Além de preservar os colaboradores, parceiros e clientes do contágio para frear a curva de aceleração da Covid-19 no Brasil, os benefícios dessa modalidade de trabalho remoto estão relacionados à redução de gastos com deslocamento, menos tempo no trânsito em função da restrição dos meios de transporte e mais flexibilidade e autonomia na realização das tarefas.

 O grande desafio é ser produtivo trabalhando no ambiente doméstico com muitos fatores de distração, como compartilhar a residência com os familiares, animal doméstico, acesso irrestrito às mídias digitais. Todos esses fatores comprometem a produtividade, gerando muitas vezes a procrastinação. Também temos pessoas que precisam e se sentem mais motivadas em estar no trabalho presencial, que permite interação e integração com o outro e valorizam a interatividade; nesses casos o desafio é maior, pois a distância física das equipes e dos gestores pode gerar um sentimento de isolamento e insegurança em relação à percepção e avaliação de sua performance.

Muitas empresas e profissionais já adotam o trabalho remoto como modalidade. Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam em home office. Trata-se do maior contingente de pessoas nessa modalidade de trabalho já registrado, em função de muitas variáveis econômicas no nosso cenário.

Mas os profissionais que atualmente estão em home office em função da quarentena necessitam se adaptar a essa nova rotina no período estabelecido pelas empresas. Seguem algumas orientações para tornar esse período mais leve e produtivo:

1 – Ambiente tranquilo

O local de trabalho remoto escolhido vai depender do ambiente que se tem disponível. Independentemente de ser na sala ou no quarto, o principal e recomendado é escolher um lugar na casa no qual você consiga se concentrar e evitar as distrações. As questões práticas também são importantes, como a iluminação adequada, as tomadas no mesmo local e bom acesso à rede de internet.

2 – Estabelecer uma rotina de trabalho

Além de organizar o espaço que será usado para o trabalho, é necessário estabelecer a rotina relacionada aos horários de iniciar as tarefas, de pausa para almoço e de lanche. Somente dessa forma se torna possível ter disciplina e concentração.

3 – Administrar a ansiedade

O fato de estar distante da equipe e a ausência das conexões entre pessoas, troca de informações e interação são fatores que geram ansiedade e comprometem a saúde emocional do profissional, pois o colocam em uma condição com menor nível de relacionamento externo. A recomendação é interagir com a equipe por telefone, Skype e, mesmo a distância, ter o foco no trabalho colaborativo, mantendo-se positivo.

4 – Organização e atenção seletiva

O planejamento das tarefas é primordial para a organização e foco. Listar diariamente as atribuições, dar retorno aos gestores, setores com os quais está interagindo e se manter disponível exigem atenção seletiva.

5 – Interação entre gestores e equipe

Para manter a sintonia durante a jornada no trabalho remoto, a recomendação é que haja uma orientação do gestor e acompanhamento das tarefas. Essa interação possibilita acompanhar as tarefas planejadas, esclarecer possíveis dúvidas do colaborador para o pleno desempenho dos resultados. Esse feedback é muito importante para que o colaborador, mesmo a distância, tenha retorno em relação à conclusão do trabalho que está sendo realizado.

Para que seja produtivo esse período, os gestores devem enviar orientações aos colaboradores quanto aos procedimentos da empresa no trabalho remoto, para formalizar os processos na condução das tarefas e nas informações compartilhadas, estimulando a interação e o comprometimento de todos, e evitando falhas de comunicação e estresse. 

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Lucia Gadelha

Pedagoga e especialista em Recursos Humanos, Lucia se destaca quando o desafio é implantar processos para a gestão de pessoas. Em sua coluna, Lucia orienta sobre a melhor forma de liderar e formar equipes de alto desempenho e obter os melhores resultados.
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