O setor de recursos humanos é, tradicionalmente, fundamental em qualquer modelo de negócio. Isso porque é o setor responsável por contratar, administrar, desenvolver e reter os ativos mais preciosos da organização: as pessoas. E com as crescentes mudanças e modernizações na administração das empresas, a gestão de RH também vem se reinventando todos os dias.
As organizações vêm passando por constantes mudanças, e as pessoas precisam se sentir parte integrante dessa mudança, percebida por meio de processos estratégicos do setor de RH, independentemente do porte da drogaria e do número de funcionários.
Toda essa oscilação do cenário econômico dos últimos anos fez com que as empresas passassem a possuir estruturas organizacionais mais enxutas, processos otimizados e profissionais extremamente qualificados. As organizações buscam alavancar seus resultados no menor prazo possível e têm investido fortemente em inovação, pois carecem de mudanças rápidas para se manter no mercado.
O RH estratégico busca o envolvimento das pessoas no alcance dos objetivos organizacionais e no autodesenvolvimento, estimulando a manutenção da empregabilidade dos colaboradores, conscientizando-os da importância da autopercepção de suas forças e fraquezas enquanto profissionais. É uma via de mão dupla, em que as pessoas contribuem para que a organização prospere, e esta, por sua vez, promove o desenvolvimento das pessoas.
A gestão estratégica de RH também define os processos de desenvolvimento contínuo e estruturado de interação das pessoas com os setores internos e com a empresa como um todo, contribuindo para a excelência no ambiente organizacional e, como consequência, retendo os melhores profissionais.
O modelo de gestão estratégica de pessoas é aquele em que a área de RH busca fazer um elo entre os colaboradores e o planejamento da organização. É o alinhamento do planejamento do RH com o planejamento estratégico da empresa. A vantagem de se elaborar um planejamento estratégico em RH é que, por meio dessa ação, a empresa poderá garantir e consolidar essa parceria, tendo como consequência o alcance dos resultados.
Entre outras ações, o setor de RH da atualidade também deve estimular a construção de relacionamentos confiáveis e éticos nos trabalhos colaborativos; participar dos processos tanto de elaboração como de execução das estratégias; preparar os líderes para identificar as ferramentas necessárias para incentivar sua equipe.
Dessa forma, o setor assume o papel de agente de mudanças, com um posicionamento coerente e assertivo, de modo a potencializar os resultados da empresa.