EnglishPortugueseSpanish

Profissão farmacêutica prevê 135 especialidades de atuação

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Muito mais do que ter uma próspera profissão, muitos farmacêuticos têm percorrido um sinuoso caminho em busca do sucesso, destacado, na maioria das vezes, em diferentes áreas de atuação e funções. Independentemente das diversas áreas de atuação, o farmacêutico tem papel fundamental na indústria, no comércio, na distribuição, em salas de aula, nos hospitais, na política e em tantas outras áreas que agreguem conhecimento e contribuam para a saúde e o bem-estar das pessoas.

O aprendizado deve ser contínuo e com foco na construção do cuidado centrado no paciente, na garantia de orientações adequadas e em ações acerca da prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde da população.

Agrupadas em dez linhas de atuação, atualmente estão previstas 135 especialidades farmacêuticas. De acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25/04/2013, as linhas de atuação são representadas pelas análises clínico-laboratoriais; alimentos; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; práticas integrativas e complementares; saúde pública; toxicologia; e gestão.

Para fins de registro de certificados e títulos, algumas das 135 especialidades previstas são nutracêuticos, análises clínicas, farmácia clínica em geriatria, farmácia clínica em hematologia, farmácia clínica em oncologia, farmacoeconomia, entre outras. As mais recentes são floralterapia (Resolução nº 611/2015), perfusão sanguínea (Resolução nº 624/2016), saúde estética (Resoluções nº 573/2013, 616/2015 e 645/2017) e vacinação (Resolução nº 654/2018).

O crescente mercado profissional farmacêutico sugere perspectivas de crescimento positivo, com reflexões sobre a importância do papel do farmacêutico perante a população. A presença do farmacêutico, cada vez mais atuante, em vários estabelecimentos, proporciona aumento do conhecimento sobre a farmacoterapia, identificação de problemas relacionados a medicamentos, previne automedicação e aperfeiçoa o rastreamento de doenças.

Além da farmácia clínica, outros segmentos vêm se destacando, como a farmácia veterinária, a cosmetologia e a estética. A atuação do farmacêutico como técnico gerencial e assistencial, assim como na perícia criminal, ressalta que, apesar de não ser uma área exclusiva da farmácia, a credibilidade do profissional contribui para que grande parte dos peritos criminais no País seja farmacêutica.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu