Anvisa autoriza novo teste de vacina para Covid-19

A Anvisa autorizou a realização de um novo teste de vacina para Covid-19 no Brasil, sendo desta vez a vacina da Sinovac, sediada na China.
Novo teste de vacina de Covid-19 é autorizado pela Anvisa
Foto: shutterstock
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou testes da vacina desenvolvida pela empresa Sinovac Research & Development, sediada na China. O pedido de autorização foi feito pelo Instituto Butantan (SP), e os testes devem ser desenvolvidos em diferentes locais do Brasil.

Ensaios clínicos para teste

A vacina, chamada de CoronaVac, é adsorvida (inativada) da Covid-19, e será estudada com o objetivo de avaliar sua segurança e eficácia na imunização ativa contra a doença causada pelo novo coronavírus. O estudo faz parte de um ensaio clínico fase III duplo-cego, randomizado e controlado com placebo.

Segundo o portal do G1, os testes serão realizados a partir do dia 20 de julho em nove mil profissionais da saúde nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal, e o recrutamento dos voluntários será de responsabilidade dos centros que conduzem a pesquisa.

Análise de etapas anteriores

Para conceder a autorização, a Anvisa analisou dados das etapas anteriores do desenvolvimento do produto.  Até então, foram realizados estudos não clínicos em animais, que demonstram que a vacina apresenta segurança aceitável, e também estudos em fase I e II em seres humanos adultos e saudáveis, que demonstraram segurança e imunogenicidade favoráveis com o esquema de duas doses da vacina.

Além disso, a Anvisa realizou uma série de encontros com a equipe do laboratório do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac, com o objetivo de alinhar os requisitos técnicos necessários para os testes.

Veja também: Fiocruz firmará acordo para produção de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo