EnglishPortugueseSpanish

Anvisa faz esclarecimento sobre uso de máscaras

Agência fez orientações sobre quem deve usar máscaras neste momento e quais equipamentos de proteção individual (EPIs) os profissionais devem usar.
Máscaras N95
Foto: Divulgação

No último sábado (21/03), a Anvisa publicou a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 04/2020, que orienta profissionais de saúde a utilizarem máscaras N95 ou equivalentes por um período maior que o indicado pelos fabricantes, desde que estejam íntegras, limpas e secas. A Agência não fala sobre o uso de máscaras vencidas.

A orientação foi definida em reunião na sexta-feira (20/03) pela Anvisa em conjunto com representantes de diversas associações de profissionais da área de controle de infecções e com o Ministério da Saúde.

A decisão foi tomada pois muitos profissionais relatam baixos estoques para atender os pacientes graves em UTIs, e apoiada pelo que outros países estão fazendo neste período de emergência.

Outras orientações

A Nota Técnica faz também alguns ajustes na indicação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) em situações específicas. O texto detalha, por exemplo, que o uso de máscara cirúrgica deve ser feito apenas por pacientes com sintomas de infecção respiratória (febre, tosse e dificuldade para respirar), e profissionais da saúde e de apoio que prestarem assistência a pacientes suspeitos ou confirmados.

Além disso, explica também que o uso de máscaras N95, FFP2 ou equivalentes deve ocorrer somente na realização de procedimentos que gerem aerossóis, como intubação, aspiração traqueal, ventilação não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, indução de escarro, coletas de amostras nasotraqueais e broncoscopias.

Veja também: Anvisa priorizará pedidos de AFE relacionados à Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu