Anvisa libera Remdesivir para tratar Covid e dá registro definitivo para vacina de Oxford

Anúncio foi feito oficialmente à imprensa na manhã desta sexta-feira.
Remdesivir
Foto: Getty Images

Em anúncio à imprensa na manhã desta sexta-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou sobre o registro do medicamento antiviral Remdesivir para pacientes hospitalizados com Covid-19 e também sobre o registro definitivo da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Remdesivir

Gustavo Mendes, gerente geral Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, informou que o registro do medicamento é fundado na eficácia, segurança e qualidade apresentadas. O antiviral já é utilizado de maneira emergencial nos Estados Unidos desde novembro. Lá, é administrado por via injetável em crianças a partir de 12 anos e adultos hospitalizados e que pesem mais de 40 quilos.

Contudo, após a aprovação estadunidense, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o Remdesivir não é recomendado para pacientes hospitalizados com Covid-19, uma vez que não evita mortes e nem o agravamento da doença.  Ele age impedindo a replicação viral.

Vacina de Oxford/AstraZeneca

 Além do medicamento, foi aprovado o registro definitivo da vacina de Oxford/AstraZeneca, que vem sendo utilizada de forma emergencial desde janeiro: “A vacina agora vai ser registrada aqui na Agência com uma etapa de fabricação no Brasil, o que a gente acredita que representa maior autonomia, maior acesso à vacina”, disse Gustavo Mendes.

Esta é a segunda vacina a obter o registro sanitário definitivo no Brasil, sendo a primeira a da Pfizer, que ainda não tem acordo com o governo ou distribuição no País.

Veja também: Governo autoriza setor privado a comprar vacinas. Entenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia