Anvisa publica documento com dúvidas sobre serviços de saúde

Em documento, Anvisa responde diversas dúvidas sobre o funcionamento dos serviços de saúde durante a pandemia da Covid-19. Uma das perguntas é relacionada às farmácias e a realização dos testes de detecção da doença.
Dúvidas sobre serviços de saúde durante pandemia da Covid-19
Foto: freepik
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou um documento com as principais dúvidas sobre os serviços de saúde e vigilância sanitária em tempos de pandemia do coronavírus. O objetivo é disseminar o conhecimento técnico de forma rápida e simples.

Entre os tópicos abordados, encontram-se orientações sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs), o processamento de dispositivos médicos, funcionamento dos serviços de saúde, limpeza, laboratórios clínicos, farmácias, entre outros.

Dúvidas sobre farmácias

Há uma página totalmente dedicada às farmácias no documento, esclarecendo se é possível realizar o teste para Covid-19 nestes estabelecimentos. A Agência relembra que, pela legislação sanitária federal, as farmácias só podem realizar o autoteste para glicemia, conforme especificações da RDC 44/2009, embora as vigilâncias sanitárias locais possam ter normativas específicas sobre o tema.

Contudo, a Anvisa esclarece que os testes rápidos para a Covid-19 possuem limites de detecção inerentes ao desenvolvimento do produto e ao estado imunológico do usuário. Dessa forma, o resultado precisa ser interpretado por profissional de saúde em associação com dados clínicos e outros exames laboratoriais confirmatórios.

“O ambiente laboratorial tem como prática regulamentada pela Anvisa a aplicação de controles internos para avaliar se o sistema analítico está operando dentro dos limites de tolerância pré-definidos, de forma a minimizar os riscos envolvidos na utilização de produtos diagnósticos”, diz o texto.

Para fortalecer o argumento, citam uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a realização dos testes deve ser feita somente em ambientes de investigação. Ainda assim, a Agência afirma que está atenta às necessidades do Ministério da Saúde de viabilizar e disponibilizar testes nos lugares em que forem necessários.

Confira o documento na íntegra.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo