EnglishPortugueseSpanish

Anvisa publica esclarecimentos sobre preparações antissépticas

A Anvisa publicou uma Nota de Esclarecimento falando sobre a fabricação e a comercialização de preparações antissépticas ou sanitizantes sem sua prévia autorização.
Preparações antissépticas
Foto: Blasting News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quarta-feira (01/04), uma Nota de Esclarecimento sobre a fabricação e a comercialização de preparações antissépticas ou sanitizantes sem prévia autorização da Agência.

A Nota aborda alguns pontos da RDC 350/2020, editada com o objetivo de favorecer a fabricação dos produtos antissépticos – sejam eles medicamentos notificados, cosméticos ou saneantes –, ampliando o acesso e evitando o seu desabastecimento, já que são fundamentais para a prevenção da Covid-19.

Principais esclarecimentos

O primeiro esclarecimento da Nota é sobre o termo “sem prévia autorização da Anvisa”. A Agência esclarece que ele é referente, excepcionalmente durante a pandemia, aos produtos fabricados e não às empresas. Por esse motivo, esclarece no artigo 2º da RDC que as empresas precisam ter Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) e Licença Sanitária.

Outra informação da Nota é que o artigo 4º da RDC permite que as empresas de cosméticos e saneantes coloquem no mercado formulação com álcool 70%, oficinais ou não oficinais, sem autorização prévia da Anvisa pelo período de vigência da norma – 180 dias – e com prazo de validade dos produtos de até 180 dias.

Nota Técnica nº 3/2020

A Nota de Esclarecimento também explica que Nota Técnica nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA foi publicada em complemento à RDC 350 com o objetivo de orientar e informar sobre a fabricação de álcool 70% INPM em suas diversas formas de apresentação para doação aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros órgãos públicos, que poderão doar os produtos para populações mais expostas.

Leia a Nota de Esclarecimento na íntegra.

Veja também: Farmácias magistrais podem produzir álcool em embalagens de qualquer tamanho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu