Anvisa suspende testes de CoronaVac. Laboratório chinês ressalta confiança na segurança da vacina

Decisão da Agência foi tomada após um efeito adverso grave. Contudo, Sinovac e Butantan informam que caso não está relacionado à vacina.
CoronaVac
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Na última segunda-feira (9/11), o portal G1 noticiou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes da vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac. Segundo a Agência, a interrupção foi determinada por conta de um efeito adverso grave, embora não tenha dado informações mais específicas.

De acordo com o jornalista da GloboNews José Roberto Burnier, o falecimento de um dos voluntários, de 33 anos e sem comorbidades, não foi causado por doença respiratória.

Sinovac se posiciona

Nesta terça-feira, a Sinovac publicou um comunicado informando que está confiante na segurança da vacina contra a Covid-19, e afirmou que ficou “sabendo que o chefe do Instituto Butantan acreditava que esse evento adverso grave não teve relação com a vacina”.

A farmacêutica falou ainda que o estudo clínico de fase 3 no Brasil é realizado estritamente de acordo com os requisitos do GCP (Good Clinical Practice, ou boas práticas clínicas, na tradução).

Butantan estranha decisão

Dimas Covas, diretor-geral do Instituto Butantan (parceiro da Sinovac na produção da vacina), afirmou que recebeu com estranheza a notícia da suspensão temporária dos testes, pois se trata de “um óbito não relacionado à vacina” e, portanto, “não existe nenhum motivo para interrupção do estudo clínico”.

Covas explica que são mais de dez mil voluntários e que, por isso, podem acontecer óbitos por diversas situações, como por exemplo acidentes de trânsito, ou seja, não relacionados à vacina, como foi o caso ocorrido.

Veja também: Análise preliminar mostra que vacina da Pfizer e BioNTech contra Covid é mais de 90% eficaz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia