EnglishPortugueseSpanish

Anvisa suspende testes de CoronaVac. Laboratório chinês ressalta confiança na segurança da vacina

Decisão da Agência foi tomada após um efeito adverso grave. Contudo, Sinovac e Butantan informam que caso não está relacionado à vacina.
CoronaVac
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Na última segunda-feira (9/11), o portal G1 noticiou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes da vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac. Segundo a Agência, a interrupção foi determinada por conta de um efeito adverso grave, embora não tenha dado informações mais específicas.

De acordo com o jornalista da GloboNews José Roberto Burnier, o falecimento de um dos voluntários, de 33 anos e sem comorbidades, não foi causado por doença respiratória.

Sinovac se posiciona

Nesta terça-feira, a Sinovac publicou um comunicado informando que está confiante na segurança da vacina contra a Covid-19, e afirmou que ficou “sabendo que o chefe do Instituto Butantan acreditava que esse evento adverso grave não teve relação com a vacina”.

A farmacêutica falou ainda que o estudo clínico de fase 3 no Brasil é realizado estritamente de acordo com os requisitos do GCP (Good Clinical Practice, ou boas práticas clínicas, na tradução).

Butantan estranha decisão

Dimas Covas, diretor-geral do Instituto Butantan (parceiro da Sinovac na produção da vacina), afirmou que recebeu com estranheza a notícia da suspensão temporária dos testes, pois se trata de “um óbito não relacionado à vacina” e, portanto, “não existe nenhum motivo para interrupção do estudo clínico”.

Covas explica que são mais de dez mil voluntários e que, por isso, podem acontecer óbitos por diversas situações, como por exemplo acidentes de trânsito, ou seja, não relacionados à vacina, como foi o caso ocorrido.

Veja também: Análise preliminar mostra que vacina da Pfizer e BioNTech contra Covid é mais de 90% eficaz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu