Para auxiliar na logística da vacinação contra a Covid-19, a Pacto Mais, empresa de tecnologia com foco no setor farmacêutico, trouxe para dentro do aplicativo “Lembre do Remédio” uma nova funcionalidade, chamada de “Lembre da Vacina”.
Por ser uma solução já testada e aprovada por milhares de usuários diariamente, o Lembre do Remédio pode ser uma solução estruturada para prefeituras e governos estaduais organizarem o processo de vacinação no Brasil.
Como funciona
A plataforma utiliza informações da base de dados das Secretarias Municipais de Saúde, de forma que os gestores consigam apenas chamar para a vacinação o número estimado de pessoas com base nas doses disponíveis para cada dia. O aplicativo é gratuito, tanto para usuários quanto para as prefeituras interessadas.
“É um orgulho para nossa equipe colaborar com uma ferramenta de tecnologia para enfrentamento à pandemia. A funcionalidade Lembre da Vacina será um facilitador de acesso à vacina. A logística é complicada e o aplicativo vai facilitar esse processo, avisando corretamente sobre o dia, a hora e o tipo de vacina para cada pessoa”, revela Castro Neto, diretor da Pacto Mais.
Cadastro de informações
Assim que o lote de vacinas chegar às Secretarias de Saúde, os gestores fazem a programação de doses disponíveis e os públicos prioritários, identificando as pessoas da primeira e segunda dose, além de qual vacina cada uma deve tomar.
Depois, basta acessar o portal Lembre do Remédio e inserir os dados dos indivíduos, informando dia da vacinação, horário, tipo de vacina, dose e local. A partir disso, os cidadãos recebem seus smartphones mensagens via aplicativo.
Veja também: Startup usa Internet das Coisas para reduzir perdas de vacinas contra Covid-19