Canal farma tem crescimento de 28,9% em meio a coronavírus

Dados da Abradilan mostram que setor farmacêutico é um dos que menos sofre com os impactos do isolamento social.
Canal farma cresce em meio a coronavírus
Foto: freepik
Publicidade

Com a proximidade do fim do segundo mês de distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, a economia brasileira já está sofrendo um grande impacto. Contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), o setor farmacêutico sentirá com bem menos intensidade a pressão.

O presidente da Associação, Vinicius Andrade, revela que no mês de março houve um grande pico de demanda porque as pessoas não sabiam o que iria acontecer em relação à covid-19 e acabaram comprando produtos em quantidade para armazenar em casa: “Já em abril, vimos uma pequena desaceleração, mas com certa estabilidade”.

Categoria mais vendida

Entre os produtos com maior demanda, estão os relacionados à sazonalidade gerada pela pandemia, como os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) destinados ao controle e prevenção de imunidade, gripe, resfriado e tosse (dipirona e paracetamol), além de suplementos vitamínicos (vitaminas C e D). Dados da IQVIA revelam que entre março e abril houve um crescimento de 28,9% nas vendas da categoria, e nas duas primeiras semanas de abril uma queda de 7,1%.

“A categoria de MIPs é bastante ampla e uma das suas subcategorias são os produtos aliados da imunidade. Principalmente neste momento de covid-19 essa categoria mostra-se extremamente importante para a população, pois contribui fortemente para a prevenção”, afirma Andrade.

Os MIPs são produtos muito importantes para a Abradilan, pois seus associados possuem alta participação de mercado em algumas subcategorias, como o MIP Genérico, com 41%, e MIP Trade, com 50%. Todas as subcategorias de MIPs somadas equivalem a 25% da Abradilan.

Veja também: Profarma cresce no Ebtida no primeiro trimestre de 2020

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo