CFF lança manual sobre segurança da água e antissepsia contra o SARS-CoV-2

O CFF lançou um manual para profissionais da saúde com orientações sobre segurança da água e antissepsia e desinfecção massiva contra o SARS-CoV-2.
CFF alerta para segurança da água e antissepsia contra SARS-CoV-2
Foto: freepik

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou, nesta segunda-feira (25/05), um novo material orientativo a farmacêuticos e profissionais da saúde. Intitulado “A segurança da água, do esgotamento sanitário e o protocolo de antissepsia e desinfecção massiva contra o SARS-CoV-2”, o manual aborda novos protocolos de higienização que podem ajudar a minimizar o risco de transmissão do coronavírus.

Segurança da água

O material traz informações de um recente estudo que descobriu que o coronavírus pode ficar ativo por dois dias em água de torneira desclorada e em águas residuais hospitalares a 20ºC. Ainda que esta informação precise ser confirmada, o CFF recomenda que medidas sejam tomadas para amenizar qualquer tipo de risco de infecção.

No texto, fica explicado que os métodos convencionais de tratamento de água que usam filtração e desinfecção já devem ser o suficiente para desativar o SARS-CoV-2, pois outros coronavírus humanos são sensíveis a esses procedimentos.

Antissepsia e desinfecção massiva

O manual também apresenta o Protocolo de Antissepsia e Desinfecção Massiva (PADM), que propõe medidas profiláticas ao contágio e implementação de barreira químicas que sejam efetivas, por meio do uso de antissépticos e desinfetantes.

O protocolo é destinado a todas as pessoas vinculadas aos serviços essenciais, como farmacêuticos e outros profissionais que atuam em farmácias, impossibilitados de estar em isolamento social em suas casas.

Os procedimentos devem ser realizados sempre antes e após o contato com clientes na loja, mas também ao tocar em superfícies e itens de uso compartilhados nas residências e transportes públicos.

No material, são apresentados diversos tipos de soluções e técnicas de preparo para a correta higienização da derme, mucosas, ambiente e superfícies.

Leia o manual na íntegra.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia