A companhia CIELO divulgou, na última segunda (16/3), o estudo Impacto do Covid-19 no Varejo Brasileiro. A pesquisa traz uma breve análise de como o varejo está reagindo ao isolamento das pessoas, ao fechamento de bares e restaurantes e à redução das frotas no transporte público.
De 1º a 15/3, já foi possível observar algum impacto, embora ainda não tão pronunciado, da crise do Covid-19 no varejo. Na primeira semana de março, o faturamento nominal do varejo total caiu 3,8% em comparação com o mesmo período de fevereiro de 2020. Na segunda semana, essa queda foi de 6%.
Já para alguns setores, o impacto é bem mais notável, sendo positivo para
alguns e negativo para outros. Farmácias e drogarias estão no grupo com impacto positivo, segundo a CIELO.
Na primeira quinzena de março, as vendas no varejo farmacêutico cresceram 16,7% em relação ao mesmo período de fevereiro deste ano. No setor de supermercados, o crescimento foi de 13,6%. Ao contrário, o setor de turismo teve queda de 41% em relação ao mesmo período.
Em âmbito regional, no Estado de São Paulo, o varejo farmacêutico cresceu mais que no restante do País: 25,7%. Os supermercados alcançaram o percentual de 18,1%.
Esse crescimento no setor se deve à corrida às farmácias e drogarias para compra de álcool em gel e máscaras. Esses produtos estão em falta num grande número de estabelecimentos e se esgotam em poucas horas quando chegam ao ponto de venda.
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