CIELO divulga impacto do Covid-19 no varejo

Para alguns setores, o impacto é bem mais notável. Farmácias e drogarias estão no grupo com impacto positivo.
CIELO divulga impacto do Covid-19 no varejo
Publicidade

A companhia CIELO divulgou, na última segunda (16/3), o estudo Impacto do Covid-19 no Varejo Brasileiro. A pesquisa traz uma breve análise de como o varejo está reagindo ao isolamento das pessoas, ao fechamento de bares e restaurantes e à redução das frotas no transporte público.

De 1º a 15/3, já foi possível observar algum impacto, embora ainda não tão pronunciado, da crise do Covid-19 no varejo. Na primeira semana de março, o faturamento nominal do varejo total caiu 3,8% em comparação com o mesmo período de fevereiro de 2020. Na segunda semana, essa queda foi de 6%.

Já para alguns setores, o impacto é bem mais notável, sendo positivo para
alguns e negativo para outros. Farmácias e drogarias estão no grupo com impacto positivo, segundo a CIELO.

Na primeira quinzena de março, as vendas no varejo farmacêutico cresceram 16,7% em relação ao mesmo período de fevereiro deste ano. No setor de supermercados, o crescimento foi de 13,6%. Ao contrário, o setor de turismo teve queda de 41% em relação ao mesmo período.

Em âmbito regional, no Estado de São Paulo, o varejo farmacêutico cresceu mais que no restante do País: 25,7%. Os supermercados alcançaram o percentual de 18,1%.

Esse crescimento no setor se deve à corrida às farmácias e drogarias para compra de álcool em gel e máscaras. Esses produtos estão em falta num grande número de estabelecimentos e se esgotam em poucas horas quando chegam ao ponto de venda.

Leia também: Ministro da Saúde anuncia parceria com farmácias contra coronavírus

Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo