CoronaVac tem eficácia geral de 50,38% nos testes feitos no Brasil

Dados foram apresentados em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (12).
Butantan divulga dados gerais sobre eficácia da CoronaVac
Foto: Divulgação

O Instituto Butantan anunciou, nesta terça-feira (12), que a eficácia global da vacina CoronaVac nos testes realizados no Brasil foi de 50,38%. O índice aponta a capacidade do imunizante de proteger todos os casos, desde os leves até os graves. A porcentagem mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso é 50%.

Mais dados

Dimas Covas, diretor do Instituto, informou que a vacina é segura, eficaz e atende todos os requisitos que justificam o uso emergencial. Na semana passada, havia sido informado que o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos moderados e graves.

“A gente tinha previsto que a vacina tinha que ter uma eficácia menor em casos mais leves e uma eficácia maior em casos moderados e graves e nós conseguimos demonstrar esse efeito biológico esperado. Esta é uma vacina eficaz. Temos uma vacina que consegue controlar a pandemia através desse efeito esperado que é a diminuição da intensidade da doença clínica”, complementou o diretor de pesquisa do Butatan, Ricardo Palácios.

A vacina, que usa vírus inativados, foi testada em 12.508 profissionais da saúde e não causou nenhuma reação adversa maior do que dor no local da injeção.

Anvisa

No sábado (9), a Anvisa solicitou que o Instituto Butantan enviasse dados adicionais para análise completa do pedido de uso emergencial do imunizante. O Instituto informou na segunda (11) que 48% do processo já foi concluído e que a Agência já analisou 40% dos documentos enviados.

Veja também: Anvisa recebe pedido de uso emergencial do Butatan

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia