Drogarias São Paulo e Pacheco oferecem teste rápido com coleta oral de Covid-19

Novo modelo de teste é menos incômodo do que o feito por via nasal ou nasofaríngea.
Grupo DPSP oferece teste de Covid-19 com coleta nasal
Foto: freepik

Com o objetivo de facilitar a coleta em pessoas mais sensíveis ao cotonete nasal, as farmácias da Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco, do Grupo DPSP, passam a oferecer o teste Antígeno por via oral para detecção de partículas do vírus da Covid-19 em amostras de saliva.

Teste com coleta oral

O teste, cujo resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos, é recomendado para pacientes sintomáticos, a partir do primeiro dia do surgimento dos sintomas ou do contato com alguma pessoa infectada, e até o sétimo dia.

Maria Lemos, responsável pela Gestão de Serviços Farmacêuticos do Grupo DPSP, comenta que é fundamental que o paciente relate para o farmacêutico se está ou não com sintomas: “Essa triagem, que também é feita pelos farmacêuticos em nossas unidades, é essencial para a orientação do teste mais indicado conforme o quadro”.

Diferença entre testes

O Grupo DPSP esclarece quais são os tipos de testagem rápida disponíveis em farmácias e qual é a indicação para cada um deles. O teste rápido Antígeno detecta a presença de partículas do vírus da Covid-19 por meio da coleta nasal ou nasofaríngea, apontando infecções ativas, ou seja, ainda em fase de transmissão. É indicado para pacientes expostos ao vírus ou com sintomas entre o segundo e o sétimo dia, com resultado em 15 minutos.

Além do teste rápido Antígeno Oral, há também o PCR-LAMP, um teste molecular que detecta o RNA do vírus pela saliva do paciente, sendo indicado para pacientes sintomáticos e assintomáticos a partir do primeiro dia de infecção e até o sétimo dia. Coletado na farmácia, o material é encaminhado para um laboratório e o resultado é obtido em até 24 horas.

O preço dos testes varia entre R$ 79,90 e R$ 149,90 e o agendamento pode ser feito pelo Portal de Serviços

Veja também: Testes positivos feitos em farmácias crescem em 21 estados e DF

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.