Empresas e fundações vão montar fábrica para produção de vacina contra Covid-19 e doar à Fiocruz

Diversas empresas e fundações se uniram para construir uma fábrica onde seja possível para a Fiocruz produzir a vacina contra a Covid-19.
Empresas se unem para construir fábrica para Fiocruz onde será produzida vacina
Foto: shutterstock
Publicidade

Ambev, Americanas, Itaú Unibanco, Stone, Instituto Votorantim, Fundação Lemann, Fundação Brava e Behring Family Foundation uniram-se para financiar e equipar a infraestrutura necessária à produção da vacina contra a Covid-19, que posteriormente será doada à Fiocruz. Inicialmente, o local contará com um laboratório de controle de qualidade para a realização dos testes de incorporação do imunizante pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).

Vacina de Oxford

A vacina produzida na unidade é a que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório farmacêutico AstraZeneca. O projeto está, atualmente, na fase III de testes no Brasil e em países como África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Após a submissão de registro à Anvisa, as dozes produzidas devem ser disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Outros investimentos

Além do novo local, o grupo investirá em adequações do parque fabril de Bio-Manguinhos/Fiocruz e também na aquisição dos equipamentos necessários à absorção total da tecnologia para produção da vacina. O objetivo é que, no futuro, outros tipos de vacina possam ser produzidos na unidade.

A Ambev será corresponsável, junto com a Fiocruz, pela gestão e execução do projeto, sob supervisão técnica de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Ao todo, o investimento fica em cerca de R$ 100 milhões. Parte dos integrantes da coalizão também apoiará a construção de uma fábrica similar no Instituto Butantan, em São Paulo.

Veja também: Cremer lança Vending Machines com itens de proteção à Covid-19 nos metrôs de SP

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo