EnglishPortugueseSpanish

Estudo aponta que assintomáticos podem ter proteção imunológica mais fraca contra Sars-CoV-2

Estudo feito na China mostra que pacientes assintomáticos podem ter proteção imunológica mais fraca contra a Covid-19 do que os com sintomas.
Assintomáticos de Covid-19 podem ter proteção imunológica mais fraca do que os com sintomas
Foto: freepik

O portal G1 noticiou, nesta segunda-feira (22/6), que um estudo feito na China e publicado na revista “Nature Medicine” apontou que pacientes assintomáticos infectados pelo Sars-CoV-2 podem ter uma resposta imunológica mais fraca do que os que desenvolvem sintomas como febre e tosse.

Foram avaliadas as características imunológicas e clínicas de 37 pacientes assintomáticos na China, que tiveram a infecção pelo coronavírus detectada em um teste com coleta de amostras no nariz e na garganta antes de 10 de abril de 2020. Esses pacientes foram identificados dentro de um grupo de 178 pessoas que testaram positivo para a doença. Ao todo, eram 22 mulheres e 15 homens, com idades entre 8 e 75 anos.

Resultados do estudo

O autor da pesquisa, Ai-Long Hua, da Universidade Médica de Chongqing, descobriu que os pacientes assintomáticos, isolados no hospital, tiveram, em média, uma duração de excreção viral de 19 dias. Para os pacientes com sintomas, a média foi de 14 dias. Contudo, ainda não se sabe se, durante essa excreção, é possível contagiar outras pessoas.

Oito semanas após a alta hospitalar, os níveis de anticorpos neutralizantes, que a princípio dão imunidade ao vírus, diminuíram 81,1% nos pacientes sem sintomas e 62,2% nos com sintomas. Para avaliar essa resposta imune, os pesquisadores mediram substâncias como citocinas e quimiocinas no sague e observaram baixos níveis delas em pacientes assintomáticos.

Veja também: Farmácias detectam mais de 9 mil casos positivos em testes de Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu