EnglishPortugueseSpanish

Farmacêutico está à frente de pesquisa de Covid-19 no Sergipe

Um farmacêutico está a frente da pesquisa na UFS sobre a propagação da Covid-19 no estado de Sergipe. Outros profissionais da saúde fazem parte.
Farmacêutico está a frente de pesquisa sobre Covid-19 no Sergipe
Foto: shutterstock

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com outras universidades brasileiras, está mapeando a circulação do novo coronavírus em pessoas que não apresentam sintomas relativos à doença.

À frente do projeto está Lysandro Borges, farmacêutico, professor de Imunologia Clínica da UFS, doutor em Bioquímica Toxicológica e especialista em Análises Clínicas. Ele explica que o objetivo é demonstrar a soroprevalência da doença no estado: “É um projeto que não faço sozinho. Eu e mais seis pesquisadores do campus de Itabaiana e Lagarto nos unimos nessa força tarefa para fazer então o inquérito de soroprevalência de Covid-19 no estado do Sergipe”.

Execução da pesquisa sobre Covid-19

Para fazer a estimativa da prevalência, foram coletadas 3.047 amostras de sangue em dez municípios. A segunda fase, que está em andamento, conta com a coleta de sangue de profissionais da saúde que atuam na linha de frente e também de garis, segurança pública e outros serviços essenciais.

Borges também revelou que, com o resultado da pesquisa, os gestores públicos terão subsídios para adotar políticas públicas de combate à pandemia. Segundo o estudo, 11% da população possui anticorpos reagentes para o novo coronavírus e 6,5% estão em fase de recuperação da doença.

“De cada 100 pessoas em Sergipe, onde existem cerca de dois milhões de habitantes, em torno de 11 já tiveram contato com a Covid-19. E de cada 100 quase sete já estão em recuperação, com anticorpos de memória”, explica Borges.

Apoio de instituições

O projeto recebeu investimento de R$ 1,8 milhão do Ministério Público do Trabalho do Sergipe, da MPF e da MPE. Além disso, conta com o envolvimento de instituições como Instituto Adolfo Lutz e professores e estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia de 15 universidades, como a Universidade de São Paulo, as Federais de Minas Gerais, Pernambuco, Goiás e da Fronteira Sul.

Veja também: Anvisa autoriza estudo clínico de potencial vacina contra Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu