Farmácias de manipulação podem vender álcool em gel ao público

Anvisa pretende ampliar o acesso da população a esses produtos.
Nota oficial sobre Covid-19
Foto: Shutterstock
Publicidade

A Anvisa autorizou as farmácias de manipulação a prepararem e venderem álcool em gel de forma direta para o público. Com essa medida, a Anvisa pretende ampliar o acesso da população a esses produtos, considerando o alto número de farmácias de manipulação em todo o Brasil.  

Essa autorização é temporária e faz parte das ações de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde de importância internacional em decorrência do novo coronavírus. A Resolução da Diretoria Colegiada 347/2020, que regulamenta o tema, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18/3).  

Leia também: Ministro da Saúde anuncia parceria com farmácias contra coronavírus

Abrangência 

As farmácias de manipulação já têm expertise para a manipulação de medicamentos e outros produtos. Com a decisão, as farmácias magistrais, como também são conhecidas, poderão preparar álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%.  

Todas essas fórmulas são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser utilizadas no combate ao coronavírus. Até então, somente indústrias de cosméticos podiam fabricar esses produtos, com necessidade de autorização da Anvisa. 

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...

Veja também

Volume destinado de forma ambientalmente correta é 18 vezes maior em relação a 2021, ano de início do sistema de logística reversa.
Serviço pode ser agendado pelos sites das redes de farmácias, não exige pedido médico e está disponível por R$ 37,40.
AGO será presencial e acontecerá no dia 25 de maio, das 10h às 16h, na sede da Ascoferj.

A AACD recebeu, em março, um reforço importante para a manutenção dos cerca de 900 mil atendimentos realizados anualmente. A Panvel realizou a entrega de R$ 58.926,12, arrecadados por meio

Dificuldades na jornada do paciente e na continuidade do tratamento estão entre os pontos destacados pelo diretor de Negócios Pharma da Funcional.
Marca amplia seu portfólio no Brasil com fórmulas que garantem proteção, bronzeado saudável e uma experiência sensorial única.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.