Fiocruz e MSD firmam acordo para produção de antiviral oral contra Covid-19

Fiocruz e MSD fecham parceria para produção de antiviral
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e a farmacêutica MSD assinaram um acordo de cooperação tecnológica para a produção de molnupiravir, antiviral oral para tratamento da Covid-19 no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização de uso emergencial do medicamento no País.

Com o acordo, a Fiocruz passa a ser responsável pela armazenagem, administração, rotulagem, embalagem, testagem, liberação, importação e fornecimento do medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo prevê ainda a condução de ensaios clínicos, com a MSD, para avaliação do uso do medicamento em outros vírus endêmicos, como dengue e chikungunya.

Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, revela que a entidade contribuiu para o avanço da vacinação de Covid-19 e, agora, contribui para a redução do número de pacientes com casos leves ou moderados que progridem para grave.

O antiviral já havia sido aprovado pela MHRA, agência reguladora do Reino Unido; pela EMA, da Europa; e pelo FDA, dos Estados Unidos. Já é usado em 17 países. “Estamos felizes de darmos este primeiro passo para garantir o acesso da população brasileira a um medicamento eficiente que reduz significativamente as hospitalizações e promove 89% de redução da mortalidade”, comenta Hugo Nisenbom, presidente da MSD no Brasil.

Veja também: Autoteste para Covid-19 da Proxima, marca da Vyttra Diagnósticos, recebe aprovação da Anvisa

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo