EnglishPortugueseSpanish

Governo da Bahia diz que parceria com Rússia prevê produção de 50 milhões de doses da vacina

Acordo prevê realização de testes de fase 3 e produção de doses, mas etapas ainda precisam ser aprovadas por órgãos reguladores brasileiros.
Governos da Bahia e da Rússia fecham acordo para produção de vacina contra Covid-19
Foto: freepik

O portal de notícias G1 noticiou, nesta quinta-feira (10/9), que o governo da Bahia concluiu o acordo de confidencialidade com o governo da Rússia para que todas as informações científicas da vacina contra a Covid-19, “Sputnik V”, sejam repassadas para a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (Bahiafarma). O estado é o segundo no Brasil a firmar um acordo com a Rússia para a produção do imunizante, seguindo o Paraná.

Parceria Bahia e Rússia

A parceria, firmada com o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), prevê, além da fabricação e distribuição de 50 milhões de doses da vacina em território nacional, a ocorrência da fase 3 dos estudos clínicos, que deve começar em outubro, mas ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores brasileiros.

Rui Costa, governador da Bahia, informou que o próximo passo é a Bahiafarma decidir se vai dar seguimento no projeto. É necessário submeter o protocolo do governo russo ao comitê de ética do Instituto Couto Maia, em Salvador, depois ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conepe), em Brasília, e à Anvisa. Em caso de aprovação de todos os envolvidos, cerca de 500 pessoas serão testadas.

Detalhes da vacina

O governo da Bahia explica que a vacina usa a plataforma de adenovírus humano, utilizada no desenvolvimento de imunizações que tem se mostrado segura ao longo das décadas e inclui diversas publicações científicas internacionais e ensaios clínicos.

Na sexta-feira (4), um estudo com resultados preliminares publicado na revista científica “The Lancet” indicou que a vacina da Rússia não teve efeitos adversos e induziu resposta imune.

Veja também: Estudo preliminar indica que vacina russa para Covid-19 induziu resposta imune e não teve efeitos adversos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu