O Grupo DPSP, fusão das redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, está disponibilizando, em primeira mão no varejo farmacêutico, um teste capaz de detectar a qualidade da resposta imunológica após a imunização vacinal. O serviço é oferecido em parceria com a ECO Diagnóstica em 164 lojas das duas redes.
O exame consegue identificar em dez minutos se o organismo do paciente produziu anticorpos imunizantes contra o vírus da Covid-19. Recebeu avaliação positiva do Instituto Paul-Ehrlich, órgão regulador da Agência Federal do Ministério da Saúde da Alemanha e é recomendado para uso no país e na Suíça. Contudo, ainda não é possível identificar por quanto tempo a imunidade, se produzida, ficará ativa.
A recomendação é que o teste seja realizado 30 dias após a primeira dose da vacina. Ele é feito por meio da coleta de uma amostra de sangue do paciente, em salas reservadas de assistência farmacêutica e somente pelo profissional farmacêutico.
Maria Lemos, gerente de Serviços e Operações de Saúde do Grupo DPSP, comenta: “Sempre tivemos como missão promover as melhores soluções de saúde aos nossos clientes. O novo teste traz uma camada extra de segurança à população vacinada, que deve aguardar a janela de produção de anticorpos da primeira e segunda doses da vacina para efeitos mais seguros do imunizante. Ele ajuda exatamente nessa informação sobre os níveis de proteção no organismo no momento da realização do exame”.
Para consultar em quais lojas está disponível e agendar o teste, os interessados devem entrar no portal oficial de serviços do Grupo DPSP. O valor para realização do serviço é R$ 149.
Veja também: Farmácias atingem novo recorde de casos de Covid-19 na primeira semana de março: 27%