GSK e Medicago anunciam parceria para o desenvolvimento de vacina contra Covid-19 adjuvantada à base de plantas contra a Covid-19

As farmacêuticas GSK e Medicago anunciaram uma parceria para desenvolver uma vacina contra a Covid-19 que seja à base plantas.
GSK e Medicago lançam colaboração para vacina contra Covid-19
Foto: freepik
Publicidade

A farmacêutica GSK e a Medicago anunciaram uma colaboração com o objetivo de desenvolver uma nova vacina contra a Covid-19 à base de plantas. O produto combinará as partículas recombinantes semelhantes ao vírus do coronavírus (CoVLP), desenvolvidas pela Medicago, com o sistema adjuvante pandêmico da GSK.

Combinação da vacina

As partículas de  CoVLP imitam a estrutura do vírus responsável pela Covid-19, deixando que ela seja reconhecida pelo sistema imunológico. O uso do adjuvante pode ter uma importância particular em situações de pandemia, já que aumenta a resposta imune e reduz a quantidade de antígeno necessária por dose de vacina, o que permite que mais doses sejam produzidas e, protegendo assim mais pessoas.

Para fabricar o antígeno da vacina, será utilizada a plataforma de produção baseada em plantas da Medicago. A tecnologia usa as folhas de uma planta como biorreatores para produzir a proteína S-spike, que se auto-organiza em VLPs para uso no candidato à vacina CoVLP. Ao combiná-la com o sistema adjuvante proprietário da GSK, as empresas desejam fabricar 100 milhões de doses até o fim de 2021.

O CMO da GSK Vacinas, Thomas Breuer, explica que “este acordo abre caminho para uma opção inovadora de vacina, que combina uma tecnologia de antígeno escalável, baseada em plantas, com um adjuvante que possui capacidade de economizar doses da vacina. Se bem-sucedida, será uma opção significativa na luta contra a Covid-19, pois acreditamos que serão necessárias vacinas, incluindo as de pós-pandemia. Essa tecnologia baseada em plantas também mostra promessas além da Covid-19, com potencial de ajudar a prevenir outras doenças infecciosas”.

Resultados pré-clínicos

Os resultados pré-clínicos mostram que a vacina da Medicago é promissora, pois apresenta um alto nível de anticorpos neutralizantes após uma dose única, quando administrada com um adjuvante. Os testes clínicos da fase 1 devem começar em meados de julho e avaliarão a segurança e imunogenicidade de três diferentes doses de antígeno combinados com o adjuvante pandêmico da GSK. Em paralelo, serão feitos testes com um adjuvante de outra empresa.

Com o sucesso do desenvolvimento clínico e as aprovações das agências regulatórias de cada país, as empresas pretendem concluir a pesquisa e disponibilizar a vacina no primeiro semestre de 2021. Além disso, querem avaliar a continuidade de sua colaboração e desenvolver uma vacina pós-pandêmica, caso precisem atuar em pesquisas adicionais da Covid-19 ou de outras doenças.

Veja também: Anvisa autoriza novo teste de vacina para Covid-19

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo