ICB-USP identifica sete potenciais fármacos contra a Covid-19

O estudo foi publicado em agosto em uma revista científica e, agora, os cientistas trabalharão para confirmar essas predições em experimentos bioquímicos.
ICB-USP descobre sete possíveis fármacos contra Covid-19
Foto: freepik
Publicidade

Por meio de uma técnica chamada de reposicionamento de fármacos, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) encontraram sete possíveis medicamentos para inibir a replicação do coronavírus. Os fármacos já são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), o que facilitaria o avanço para testes clínicos caso haja eficácia comprovada in vitro. O trabalho foi publicado em agosto na revista científica Journal of Biomolecular Structure and Dynamics.

Foram testadas mais de 11 mil moléculas e selecionadas as que obtiveram maior afinidade com a enzima 3-chemotrypsin-like protease (3CLpro), alvo do estudo, e que registraram maior estabilidade dentro do sítio ativo da proteína. A 3CLpro é a principal protease do SARS-CoV-2 e é essencial para que o vírus consiga se replicar.

“Essas predições computacionais que fizemos elegeram sete moléculas que podem ser promissoras em testes em células. Se funcionarem in vitro, podemos vê-las sendo testadas em humanos. A vantagem de testar remédios que já existem no mercado é que os efeitos de toxicidade e efeitos colaterais já são amplamente conhecidos”, destaca a professora Cristiane Guzzo, coordenadora do estudo.

O alvo da pesquisa é diferente, já que geralmente focaliza-se a proteína Spike, que fica na superfície do vírus e é responsável pela interação com a célula receptora, dando início ao processo de infecção. “Escolhemos a 3CLpro porque já havia uma quantidade considerável de informação sobre ela, em razão de mais de 15 anos de pesquisa com a 3CLpro do SARS-CoV, referente à epidemia de 2002-2003”, revela Guzzo.

Os cientistas trabalharão para confirmar essas predições em experimentos bioquímicos. Caso a descoberta seja validada, a expectativa é estabelecer parcerias com outros laboratórios para testar os fármacos in vitro.

Veja também: Farmácias passam a oferecer check-up para pacientes que já tiveram Covid-19

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo