ICB-USP identifica sete potenciais fármacos contra a Covid-19

O estudo foi publicado em agosto em uma revista científica e, agora, os cientistas trabalharão para confirmar essas predições em experimentos bioquímicos.
ICB-USP descobre sete possíveis fármacos contra Covid-19
Foto: freepik

Por meio de uma técnica chamada de reposicionamento de fármacos, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) encontraram sete possíveis medicamentos para inibir a replicação do coronavírus. Os fármacos já são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), o que facilitaria o avanço para testes clínicos caso haja eficácia comprovada in vitro. O trabalho foi publicado em agosto na revista científica Journal of Biomolecular Structure and Dynamics.

Foram testadas mais de 11 mil moléculas e selecionadas as que obtiveram maior afinidade com a enzima 3-chemotrypsin-like protease (3CLpro), alvo do estudo, e que registraram maior estabilidade dentro do sítio ativo da proteína. A 3CLpro é a principal protease do SARS-CoV-2 e é essencial para que o vírus consiga se replicar.

“Essas predições computacionais que fizemos elegeram sete moléculas que podem ser promissoras em testes em células. Se funcionarem in vitro, podemos vê-las sendo testadas em humanos. A vantagem de testar remédios que já existem no mercado é que os efeitos de toxicidade e efeitos colaterais já são amplamente conhecidos”, destaca a professora Cristiane Guzzo, coordenadora do estudo.

O alvo da pesquisa é diferente, já que geralmente focaliza-se a proteína Spike, que fica na superfície do vírus e é responsável pela interação com a célula receptora, dando início ao processo de infecção. “Escolhemos a 3CLpro porque já havia uma quantidade considerável de informação sobre ela, em razão de mais de 15 anos de pesquisa com a 3CLpro do SARS-CoV, referente à epidemia de 2002-2003”, revela Guzzo.

Os cientistas trabalharão para confirmar essas predições em experimentos bioquímicos. Caso a descoberta seja validada, a expectativa é estabelecer parcerias com outros laboratórios para testar os fármacos in vitro.

Veja também: Farmácias passam a oferecer check-up para pacientes que já tiveram Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia