A farmacêutica Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, anunciou a retomada, no Brasil, do estudo clínico de Fase 3 da sua candidata à vacina contra a Covid-19. O reinício ocorre após a Anvisa aprovar a avaliação independente realizada pelo Conselho de Monitoramento e Segurança de Dados (DSMB), que supervisiona o estudo.
A pausa havia sido feita por causa de um evento médico grave ocorrido em um participante, mas nenhuma causa clara relacionada à vacina foi identificada após avaliação completa.
Ao todo, o estudo deve incluir até sete mil brasileiros com mais de 18 anos em 28 centros de pesquisa nos estados de São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“A Fase 3 é uma etapa fundamental para conseguirmos desenvolver uma vacina eficaz e segura contra a Covid-19. O Brasil tem enfrentado bravamente essa pandemia. Acreditamos que realizar o estudo aqui é uma forma de apoiar o país no enfrentamento dessa crise”, comenta Fábio Lawson, diretor médico da Janssen Brasil.
Veja também: Média de testes de Covid-19 por farmácia é a maior em seis meses