Por meio do canal LocalizaSUS, o Ministério da Saúde mantém atualizados os dados da vacinação no Brasil. Em pesquisa feita pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), até o dia 8 de abril, às 15h, o número de farmacêuticos imunizados com pelo menos uma dose era 102.298, o que representa aproximadamente 50% dos 230 mil profissionais em atividade. Dos vacinados, apenas 29.477 receberam a segunda dose, o que corresponde a 13% do total.
O presidente do Conselho, Walter Jorge João, comenta sobre os dados: “Os números mostram que há um caminho ainda longo a seguir, e o CFF continuará cobrando das autoridades responsáveis o acesso dos farmacêuticos e dos trabalhadores das equipes que os apoiam, o acesso à vacina”.
De acordo com o presidente, os estudantes de Farmácia que estão estagiando em estabelecimentos de saúde também fazem parte do grupo prioritário para a imunização, conforme o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.
O CFF possui um comitê de gestão de crise para acompanhar a situação da vacinação dos farmacêuticos em todo o País, principalmente diante da escassez de doses que obriga os municípios a elencar a prioridade dentro dos já considerados prioritários.
Veja também: Farmácias detectaram mais de um milhão de casos de Covid-19 em um ano