Com o objetivo de agilizar o mapeamento das pesquisas sobre a evolução da Covid-19, a multinacional alemã QIAGEN apresentou à comunidade científica um conjunto de ferramentas de avaliação da resposta imunológica ao vírus, chamado QuantiFERON SARS-CoV-2 RUO.
Ainda em estudo, o novo teste pode auxiliar nas pesquisas de eficácia das vacinas na população que já recebeu o imunizante, além de avaliar o potencial prognóstico da doença nos pacientes infectados, para que a conduta de tratamento seja mais adequada e assertiva.
O QuantiFERON permite identificar mais do que a presença de anticorpos, identificando como o organismo está reagindo à vacina ou à infecção. Em pacientes infectados, o teste apresenta o potencial de avaliar como será a progressão da doença, se apresentará um quadro leve ou grave e, assim, direcionar a equipe médica para decisões mais eficazes.
Paulo Gropp, vice-presidente da QIAGEN na América Latina, explica que o teste avalia a resposta das células T, que podem oferecer informações mais duradouras quando comparadas aos anticorpos: “Quanto mais conhecemos sobre o SARS-CoV-2, melhor equipado o mundo fica para conter a pandemia. Estamos entusiasmados com a nossa tecnologia potencialmente ajudando os pesquisadores a compreender os caminhos das doenças e também as respostas imunológicas, que são cruciais para o desenvolvimento e implantação da vacina”.
Veja também: Droga Raia e Panvel fecham parceria para aplicar vacina em Porto Alegre