Pacientes com doenças graves devem ter atenção durante pandemia

A SBHCI publicou um alerta onde afirma que pacientes com doenças graves, como diabetes e doenças cardíacas, precisam se cuidas na pandemia.
Pacientes com doenças graves devem ter atenção durante a pandemia
Foto: Divulgação
Publicidade

A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) publicou um alerta sobre o aumento do número de casos de infarto e AVC durante a pandemia da Covid-19. Dados da entidade mostram que houve uma queda de 50% no atendimento aos pacientes com doenças do coração por conta do medo de sair nas ruas.

Sete em cada dez pessoas que faleceram no Brasil em decorrência da Covid-19 tinham mais de 60 anos e apresentavam pelo menos um fator de risco entre doenças do coração, do pulmão ou diabetes. Por isso, mesmo com o medo de buscar atendimento médico, é fundamental para os pacientes manter o tratamento das doenças citadas.

Tratar doenças pode ajudar em caso de infecção

A entidade dá o exemplo de um AVC em pacientes com fibrilação atrial, ou seja, batimentos irregulares do coração que deixam o paciente mais vulnerável à formação de coágulos sanguíneos que causam o derrame. Ter a doença controlada pode prevenir o desenvolvimento de um quadro mais grave de Covid-19 caso haja contaminação.

O infarto e a trombose também poder ser fatais sem atendimento rápido, afinal o primeiro é a principal causa de morte no Brasil e é gerado pela grande quantidade de placas de gordura nas artérias do coração.

Comprovação por estudos

Especialistas têm percebido que o coronavírus pode causar alterações neurológicas e provocar a formação de microcoágulos nos vasos sanguíneos. Há relatos inclusive de pessoas jovens e saudáveis que tiveram AVC e, depois, o diagnóstico de Covid-19.

Os dados têm alterado até mesmo o protocolo de atendimento em alguns hospitais, que encorajam a testagem de coronavírus em pacientes que chegam com sintomas de AVC.

Veja também: PL determina recebimento remoto de receitas médicas por farmácias e drogarias

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo