A PDS Biotechnology (PDSB), empresa de imunoterapia em estágio clínico que desenvolve novas terapias contra o câncer e vacinas contra doenças infecciosas, anunciou um contrato com a Farmacore Biotechnology para desenvolvimento da Versamune-CoV-2FC, uma vacina contra a Covid-19 que utiliza o Versamune, tecnologia patenteada pela PDSB para ativação de células T.
As empresas acelerarão o desenvolvimento da vacina com a realização de testes clínicos da Fase 1 no Brasil. As entidades que participam do projeto são lideradas pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP), e estão em discussão com o governo para a fase inicial de desenvolvimento do produto.
Frank Bedu-Addo, CEO da PDS Biotech, fala sobre a parceria: “Acreditamos que o emparelhamento da tecnologia de vacina de ativamento das células-T, Versamune da PDS Biotech com a proteína SARS-CoV-2 recombinante da Farmacore nos permitirá avaliar rapidamente a eficácia do Versamune-CoV-2-2FC para reduzir potencialmente a propagação contínua de infecções por Covid-19”.
A diretora executiva da Farmacore, Helan Faccioli, também comenta: “Esta é uma pandemia global, que exige um esforço global. Ao unirmos forças com nosso parceiro PDS Biotech, acreditamos que podemos acelerar substancialmente nossos esforços de desenvolvimento para trazer uma vacina eficaz para a Covid-19, induzindo uma ampla gama de respostas imuno-protetoras de longo prazo a pessoas de todo o mundo”.