Pesquisa indica principais sintomas de quem busca testes de Covid-19 em farmácias

Entre os sintomas mais frequentes, independentemente da faixa etária, aparecem tosse, nariz escorrendo, dor de garganta e de cabeça.
Sintomas de pacientes de Covid-19
Foto: freepik
Publicidade

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em parceria com a plataforma Clinicarx, indica quais são os principais sintomas das pessoas que buscam testes de Covid-19 em farmácias.

Os mais frequentes são tosse (40,7%), nariz escorrendo (37,9%), dor de garganta (36,3%) e dor de cabeça (27,7%). Em menor escala, aparecem diarreia (16,9%), dispneia (14,1%), febre (7,7%) e perda de olfato ou paladar (6,5%).

Foram analisados mais de 3,3 milhões de atendimentos, realizados no primeiro semestre de 2021 e em 2.608 farmácias de todo o Brasil. A faixa etária que mais se destacou foram os adultos jovens, entre 18 e 39 anos (49%), seguida por idosos com 60 anos ou mais (33%). Em relação ao gênero, as mulheres foram mais presentes, com 53,7% dos atendimentos.

Todos os casos passaram por um protocolo clínico com triagens, que possibilitou a detecção da suspeita de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e de quadros respiratórios ligados ao coronavírus. De acordo com o levantamento, 47,1% dos pacientes foram considerados não suspeitos, enquanto 12,5% foram suspeitos de SRAG e 29,1% suspeitos de síndrome gripal (SG), podendo ser Covid-19 ou não. Os outros 11,3% foram indicados como suspeitos assintomáticos.

Os sintomas mais comuns de pessoas com suspeita de SG foram tosse (62%) e nariz escorrendo (57%). Já nos suspeitos de SRAG foram dispneia (77%) e pressão no peito (54%). Os quadros sintomáticos foram semelhantes em todas as idades – tosse foi o mais presente em idosos (44,2%) e nariz escorrendo em crianças (40,8%).

Veja também: Drogaria Venancio oferece teste pós-vacinação contra a Covid

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo