Pfizer e BioNTech assinam acordo com Eurofarma para fabricação de vacina contra Covid-19

A produção acontecerá na sede da farmacêutica em Itapevi (SP) e as vacinas já estarão disponíveis em 2022.
Eurofarma produzirá vacina contra Covid-19
Foto: iStock
Publicidade

Em anúncio feito nesta quinta-feira (26), a Pfizer e a BioNTech revelaram a assinatura de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para fabricação local da vacina contra a Covid-19 e distribuição na América Latina. A notícia foi publicada pelo portal G1.

Segundo o comunicado, a Eurofarma receberá o produto de instalações nos Estados Unidos. A fabricação das doses acabadas terá início em 2022 e todas as vacinas serão distribuídas exclusivamente na América Latina. “Em plena capacidade operacional, a produção anual deverá exceder 100 milhões de doses”, disseram as duas empresas.

Para Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, o acordo permitirá um acesso justo e equitativo à vacina: “Todos – independentemente da condição financeira, etnia, religião ou geografia – merecem acesso às vacinas contra a Cvoid-19, que salvam vidas. Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos, nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina. Continuaremos a explorar e buscar oportunidades como essa para ajudar a garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos os que precisam”.

O comunicado, contudo, não explica se o acordo vai permitir que o Brasil tenha mais vacinas disponíveis em 2022. Segundo a Pfizer e a BioNtech, as atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente. A Eurofarma confirmou que a produção das vacinas será feita em Itapevi (SP).

Esta será a terceira vacina fabricada em solo brasileiro. A CoronaVac, da Sinovac, é fabricada em parceria com o Instituto Butantan (SP), enquanto a da AstraZeneca/Oxford é fabricada pela Fiocruz (RJ). A da Pfizer foi a primeira a obter registro definitivo no Brasil e é a única autorizada para adolescentes de 12 a 17 anos. Segundo o Localiza-SUS, mais de 30 milhões de doses do imunizante já foram aplicados no País.

Veja também: Biomm tem aprovação da Anvisa para estudo com anticorpo monoclonal em pacientes internados por Covid-19

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo